Cibercriminosos usam mobilidade em grandes eventos para roubar informações dos internautas, diz Norton

0

Os smartphones e tablets se tornaram componentes fundamentais na vida das pessoas, que são usados tanto para realizar compras pela Internet quanto para registrar momentos especiais em shows nacionais ou internacionais, ou ainda eventos esportivos como jogos de futebol. Segundo o estudo da Norton, da Symantec, o Modern Fan, 88% dos brasileiros considera o celular o item pessoal mais levado aos grandes eventos. Deste total, 87% disse tirar fotos e gravar vídeos nas ocasiões e 71% posta estes conteúdos no Instagram, Twitter, Facebook e FourSquare.

Inevitavelmente, este panorama chama atenção dos cibercriminosos, que buscam novos e inovadores artifícios para lesarem os internautas e roubar informações sigilosas para obter ganhos financeiros. De acordo com o Internet Security Threat Report, da Symantec, nos últimos 12 meses, o aumento dos malwares móveis foi de 58%.

Este cenário de ameaças derruba o mito de que os consumidores estão protegidos no ambiente móvel. Por isso, a Norton oferece as seguintes dicas para que os internautas não sejam vítimas de fraudes móveis:

  • Sempre defina um código de acesso (senha) para bloquear e desbloquear o smartphone ou tablet;
  • Desconfie de SMS ou e-mails estranhos – quando acessados dos equipamentos móveis – que peçam informações sigilosas ou pessoais. Se for alguma promoção tentadora demais, duvide;
  • Realize transações financeiras do celular em conexão Wi-Fi doméstica e protegida e em sites confiáveis;
  • Cuidado com os downloads de aplicativos duvidosos. Eles podem conter malwares que roubam informações pessoais no momento da compra pelo dispositivo móvel;
  • Tenha prudência no compartilhamento de informações a partir dos dispositivos nas redes sociais. Fraudadores podem estar acompanhando suas pegadas digitais;
  • Verifique a procedência de uma Fanpage ou comunidades em redes sociais e "curta" ou compartilhe apenas informações de pessoas conhecidas.

Paralelamente, é recomendável a instalação de um software de segurança original e atualizado, pois, além de bloquear ameaças online integralmente, localiza o aparelho em caso de perda ou bloqueia sua utilização em caso de roubo ou furto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.