Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Pesquisa mostra principais preocupações de executivos de marketing na era social

Pesquisa mostra principais preocupações de executivos de marketing na era social

0
Publicidade

Diretores de marketing (Chief Marketing Officers, ou CMOs em inglês) consideram o engajamento do cliente o elemento mais importante de um programa em sua área e, não por acaso, este é o tema que mais lhes tira o sono, segundo pesquisa da Korn/Ferry International junto a mais de uma centena de executivos de marketing das principais empresas dos Estados Unidos.

Os dados da pesquisa revelam que ações relacionadas com envolvimento do cliente são a principal preocupação para 52% dos CMOs pesquisados. Destes, 30% estão preocupados com a criação de relacionamentos sustentáveis e envolventes com os clientes, e 22% estão focados na experiência do cliente (veja outras preocupações no quadro abaixo.)

O  levantamento indica que 35% dos entrevistados acreditam que, dentro de sua organização, o departamento de marketing é o único responsável pela experiência do cliente e pelo engajamento, enquanto 31% acreditam que é um esforço conjunto de marketing e de vendas.

Para 28%, experiência do cliente e engajamento são de responsabilidade de uma força-tarefa multifuncional. Os que acreditam ser a área de vendas a única responsável por esses dois tópicos somam 2% dos entrevistados, enquanto 3%  dizem que essas tarefas não são de responsabilidade de ninguém. 

Os pesquisadores constatam mudanças importantes na relação entre CMO e CIO (Chief Information Officer, ou diretor de TI), uma vez que a inteligência da informação pode ser uma vantagem competitiva para as equipes de marketing.

Quando questionados sobre como trabalham juntos (CMO e CIO) para criar uma experiência do cliente integrada, 46% dos executivos de marketing dizem que o foco é a melhoria da gestão do engajamento do cliente, enquanto apenas 40% dizem que é alavancar grande volume de dados (big data).

Apesar dessa resposta, 87% dos entrevistados esperam que a sua empresa aumente o uso de análise preditiva de dados e ferramentas de grandes dados (big data) este ano.

Na ampla lista de canais de publicação de conteúdo, os mais populares para engajar clientes, na ótica dos entrevistados, são, pela ordem: anúncios online, Facebook, eventos, alertas por e-mail e Twitter.

Por outro lado, os canais menos populares no que concerne a engajamento são, pela ordem: Linkedin, programas de fidelidade, malas diretas impressas, anúncios de TV e outros profissionais.

O crescimento do uso de mídia social tem aumentado a importância da gestão de reputação em suas estratégias de marketing, na opiniao de 89% dos entrevistados. A maioria das marcas opera múltiplos canais sociais de uma só vez, divulgando conteúdo com freqüência, e engajam-se com ativamente em conversas diretas com os clientes.

Para maximizar o envolvimento do cliente, 74% dos CMOs dizem dar à sua equipe metas de crescimento de marketing além de sua especialização. Já outros 26% preferem que os membros do time evoluam verticalmente na mesma função.

Em um sinal de que entendem que a publicidade online é fundamental para um plano de marketing global, 85% dos profissionais de marketing atualmente alocam orçamento para publicidade digital. Dos que gastam em anúncios online, 67% optam por utilizar anúncios do Google, seguido por anúncios do Facebook (24%), anúncios do YouTube (5%) e anúncios de SMS (4%).

O levantamento também revela que programas focados unicamente na mobilidade estão ganhando popularidade, com 69% dos entrevistados alocando uma parcela substancial de gastos nessas iniciativas.

 Preocupações TOP de CMOs

Com informações do MediaPost/ReserachBrief

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile