Os resultados financeiros do Google no segundo trimestre deste ano superaram as estimativas dos analistas, o que, aliado a uma somatória de fatores positivos como a desaceleração dos custos operacionais e o crescimento da receita com publicidade online, fez com que as ações da empresa registrassem alta de mais de 15% no after-hours trading, negociação após o fechamento da Nasdaq, desta quinta-feira, 16.
O Google registrou lucro líquido de US$ 3,9 bilhões no trimestre, cifra 17% maior que os US$ 3,3 bilhões contabilizados no mesmo período de 2014. A receita também obteve crescimento, de 11%, totalizando US$ 17,7 bilhões, ante US$ 15,9 bilhões na mesma base de comparação.
A receita proveniente de anúncios online foi 11% maior que no período de abril a junho de 2014, totalizando US$ 16 bilhões. O montante arrecadado com os sites próprios do Google foi de US$ 12,4 bilhões, 13% a mais que no mesmo trimestre de 2014. Já a receita gerada pelos sites parceiros do Google foi de US$ 3,6 bilhões, crescimento de 2% na comparação ano a ano.
Ainda de acordo com o informe de resultados, o número de cliques em anúncios no segundo trimestre subiu 18%, na comparação com um aumento de 13% no primeiro trimestre. O custo médio por clique caiu 11%, após recuo de 7% no primeiro trimestre.
Para os acionistas os resultados não poderiam ser melhores. Além disso, embora as despesas operacionais tenham subido 13% ante o ano anterior, o aumento foi menor do que os 21% registrados no primeiro trimestre. A chegada da nova diretora financeira (CFO), Ruth Porat, em maio, ajudou a amenizar as preocupações dos investidores de que os gastos do CEO Larry Page em projetos fora do negócio principal de publicidade nos resultados de buscas continuariam aumentando.
"A prioridade é o crescimento da receita", disse Porat, em teleconferência. "Nós temos uma amplitude de oportunidades, mas a busca pelo crescimento da receita, obviamente, não é inconsistente com a gestão das despesas."