Dois estudos mostram prosperidade dos data centers corporativos

0

Mais uma vez as pesquisas mostram que os rumores do desaparecimento do data center são muito exagerados. Um estudo mostra o crescimento geral dos gastos com TI, enquanto um segundo prevê que o setor de serviços financeiros está realmente pronto para explodir.

A empresa de pesquisa de mercado IHS Markit pesquisou os gerentes de TI em 151 organizações norte-americanas e descobriu que a maioria deles espera pelo menos dobrar a quantidade de servidores físicos em seus data centers até 2019.

"Estamos vendo uma continuidade da fase de crescimento dos data centers dentro das empresas sinalizada pelos entrevistados no ano passado e confirmada pelos entrevistados para este estudo. As empresas estão transformando seu DC local em uma arquitetura de nuvem, tornando o DC corporativo um cidadão de primeira classe à medida que as empresas constroem suas nuvens múltiplas", escreveu Clifford Grossner, diretor de pesquisa sênior na prática de pesquisa em nuvem e data center da IHS Markit.

Além de dobrar o número de servidores físicos até 2019, os entrevistados disseram que 73% dos servidores devem estar operando com  hypervisors ou contêineres até 2019, acima dos 70% atuais.

As principais razões para esse investimento são segurança e desempenho de aplicativos (75% dos entrevistados) e escalabilidade (71%). Constatou-se também que 53% dos entrevistados pretendem aumentar o investimento em armazenamento definido por software, 52% em NAS e 42% em SSD. Eles também estão comprando switches, roteadores, dispositivos de segurança, balanceadores de carga e dispositivos de otimização de WAN.

A IHS observou que novas tecnologias, como inteligência artificial e contêineres, estão ganhando força, aplicativos tradicionais de data center, como o Microsoft Office (22%), ferramentas de colaboração como e-mail, SharePoint e comunicações unificadas (18%) e TI de propósito geral aplicativos (30%) ainda estão sendo usados.

A segunda pesquisa vem da SNS Telecom & IT, uma empresa de pesquisa de mercado sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Atribui o crescimento do big data e o subsequente influxo maciço de todos os tipos de dados não estruturados como a razão para o investimento em equipamentos de TI pela indústria de serviços financeiros.

"À medida que essa construção Big Data se expande para incluir dados em streaming e arquivados junto com informações e transações de sensores, o setor financeiro continua adotando uma análise de big data para negociação de alta frequência, detecção de fraude e uma lista crescente de aplicativos voltados ao consumidor" disseram os autores.

Isso fez com que bancos, seguradoras e fornecedores de cartão de crédito e outras empresas de serviços financeiros investissem cerca de US $ 9 bilhões em big data apenas neste ano, e a SNS prevê que esses investimentos crescerão a uma taxa anual composta de 17% nos próximos três anos. Isso resulta em um investimento de US $ 14 bilhões até 2021.

A empresa descobriu que bancos e outros institutos de serviços financeiros estão aquecendo a ideia de adotar plataformas baseadas em nuvem, particularmente implementações de nuvem híbrida, na tentativa de evitar os problemas de escalabilidade associados a data centers locais.

Esta é praticamente a razão pela qual todo mundo vai para a nuvem. Você pode girar as máquinas virtuais em 20 minutos, enquanto levaria algumas horas para preencher o pedido de novo hardware, quanto mais tê-lo entregue e instalado.

Mas as empresas de serviços financeiros estavam entre as mais desconfiadas da nuvem, não confiando em sua segurança e proteção dos dados. E com um bom motivo; empresas de serviços financeiros estão entre as mais visadas para ataques cibernéticos. Mas parece que eles estão se sentindo mais seguros na nuvem agora.

A SNS também disse que as tecnologias de big data estão desempenhando um papel crucial na facilitação da criação e sucesso de startups inovadoras da fintech, principalmente nos setores de empréstimos on-line, seguros alternativos e transferência de fundos. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.