No primeiro dia de operação, "Não me perturbe" registra mais de 620 mil cadastros

1

Lançado nesta terça-feira, 16, o site "não me perturbe" registrou, até as 17h, cerca de 620 mil cadastros de consumidores que não querem receber ligações de telemarketing do setor de telecomunicações.

A criação do site – desenvolvido pelas prestadoras Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM em parceria com a ABR Telecom – atendeu determinação da Anatel de junho deste ano.

Para solicitar o bloqueio de ligações indesejadas, o consumidor deve preencher um formulário no site. A suspensão das chamadas ocorre em até 30 dias após o registro no site. Ao final do processo, o usuário recebe um comprovante do bloqueio realizado e pode, a qualquer tempo, desbloquear uma ou várias prestadoras para que voltem a realizar ofertas de telemarketing. O bloqueio, vale lembrar, atinge apenas ligações das principais prestadoras de serviços de telecomunicações do País.

Segundo o presidente substituto da Anatel, conselheiro Emmanoel Campelo, "o registro de mais de meio milhão de cadastros no primeiro dia, sem que o site tenha ficado fora do ar, mostra o rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido". O conselheiro destacou, ainda, que a criação do site é um ponto de partida para maior proteção dos consumidores de telecomunicações.

"O uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, não se trata de um problema apenas do Brasil", afirmou, lembrando que o setor de telecomunicações é o primeiro a dar uma resposta eficiente para a questão.

Os cadastros dos Procons estaduais que já possuíam listas de "não me perturbe" foram integrados ao site, que possui uma área para que o consumidor informe caso continue recebendo chamadas após 30 dias da realização do cadastro. A partir desses registros, será possível corrigir procedimentos e tornar o "não me perturbe" ainda mais eficiente.

Elisa Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, informa que o setor de telecomunicações responde por 32% das chamadas de telemarketing. "As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o 'não me perturbe' e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores", afirmou.

1 COMENTÁRIO

  1. Hoje pela manhã fiz o registro e até o final do dia não recebi confirmação para fazer login. Tentei entrar no site as 23:00 hs e estava fora. Parece que as empresas não tem interesse em deixar nós fazermos o cadastro. Lamentável!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.