Publicidade
Início Notícias Comunicações Cidade inteligente: São Roque integra 103 prédios públicos com fibra óptica

Cidade inteligente: São Roque integra 103 prédios públicos com fibra óptica

0
A Americanet assinou contrato com a Prefeitura do Município de São Roque, no interior de São Paulo, para prover a infraestrutura de internet de fibra óptica e sistema de telefonia inteligente que irá interligar 103 prédios públicos municipais.
Publicidade

A operadora venceu um processo de licitação para a modernização dos sistemas de comunicação. A Americanet será responsável pela prestação de serviços de implantação, manutenção e fornecimento da infraestrutura de rede metropolitana (MAN) de fibra óptica, para prover tráfego de dados, voz, imagem e arquivos multimídia.

Além da conexão dos 103 pontos públicos municipais, será fornecido um sistema de telefonia inteligente, baseado na tecnologia IP, que possibilitará a realização de chamadas internas, de forma gratuita.

Atualmente, a Prefeitura utiliza o sistema de telefonia analógico, que conta com aproximadamente 308 linhas. “Além de permitir uma redução de custos, a tecnologia IP ainda possui a vantagem de expandir o número de linhas.

Com a implantação da rede de fibra óptica da Americanet, o número de linhas aumentará para 413. “Iremos instalar uma central de PABX, com discagem direta por ramal, para agilizar e facilitar a comunicação entre os diversos departamentos e órgãos públicos de São Roque”, explica Renan Torres, diretor comercial da Americanet.

De acordo com informações fornecidas pelo Departamento de Informática da Prefeitura de São Roque, a modernização da infraestrutura de internet e telefonia irá possibilitar futuramente a construção da “Cidade Inteligente”, uma iniciativa do município que visa a melhoria dos serviços prestados à população, com a oferta de Wi-Fi público em vários pontos da cidade e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança.

“Com uma internet de qualidade, o uso de ferramentas digitais será melhor explorado, dando mais agilidade no atendimento à população”, destaca o prefeito de São Roque, Claudio Góes.

Segundo o diretor comercial da Americanet, o serviço de implantação da rede de fibra óptica já teve início no mês de julho, e a previsão de conclusão das obras é em até 60 dias.

“Até o mês de setembro, o município já vai poder desfrutar dos nossos serviços e perceber a diferença em utilizar uma internet de alta velocidade com o que há de mais moderno em conectividade: a fibra óptica. E a partir daí, São Roque estará preparada para entrar para o seleto grupo das Cidades Inteligentes, onde câmeras de vigilância poderão monitorar 24×7 qualquer ponto da cidade, garantindo um trabalho mais eficaz para as forças públicas de segurança e um melhor atendimento para a população, sem contar na redução de custos que as plataformas digitais hoje podem oferecer aos cofres públicos, nas mais diversas áreas incluindo saúde, educação, transporte, logística, entre outros”, explica Torres.

Presença local

A Americanet já está presente em São Roque desde 2018, atendendo o mercado corporativo com a entrega de serviços de conectividade e soluções customizadas de Telecom. No mesmo ano, a empresa inaugurou sua primeira loja na cidade para atender pessoas físicas e passou a oferecer serviços de voz (telefonia móvel e fixa) e internet banda larga para o mercado residencial. Atualmente, a empresa detém a posição de vice-líder em acessos de Banda Larga Fixa em São Roque, de acordo com dados divulgados pelo ranking da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, publicado em maio de 2020.

“Estamos empenhados em conquistar a liderança na região em um curto espaço de tempo. Esse novo projeto com a Prefeitura de São Roque é uma excelente oportunidade para continuar impactando positivamente a experiência do consumidor no uso das melhores soluções de conectividade, bem como impulsionar a nossa presença em toda a região, ampliando a nossa base de clientes, tanto no segmento corporativo quanto no residencial”, conclui Torres.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile