Dados imprecisos comprometem o desempenho das empresas brasileiras

0

Os números são alarmantes: metade das empresas brasileiras reconhecem que os dados empregados em suas análises não são precisos, o que acaba por comprometer a eficácia dos processos de gestão. O levantamento*, realizado pela Serasa Experian com profissionais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Austrália identificou também como outro problema derivado dessa má qualidade das informações a perda de recursos associada à geração de gastos adicionais.

Entre os 1.100 entrevistados, essa consequência negativa foi reconhecida por 41% na média mundial e por 42% dos brasileiros. Para 78%, os custos associados à má governança dos dados são reconhecidos como um desafio para os negócios, sendo que, na média global, 28% definiram o problema como significativo. No Brasil, esse reconhecimento salta para espantosos 87%.

Nas áreas em que atuamos, não é incomum que nossas equipes de BI se depararem com diversas situações nas quais, ao disponibilizar um dashboard, recebemos um feedback informando que os dados estão errados. Ao nos aprofundarmos no problema do cliente identificamos que, na maioria das vezes, os erros estão na fonte dos dados e não na captação e apresentação. Em alguns casos chegamos a comprovar a existência de três fontes do mesmo dado apresentando três valores diferentes.

A questão da confiabilidade dos dados é de fundamental importância para uma correta tomada de decisão e a reversão deste quadro passa, necessariamente, pela adoção de metodologia correta. O modelo PDCA (Plan, Do, Check, Action), com o ciclo se fechando através da retroalimentação para o Plan, permite que os dados sejam higienizados, ganhando a confiabilidade indispensável para que a empresa tome as decisões em seus diversos níveis com uma margem de erro muito menor. Esta postura pode representar a diferença entre o fracasso e o sucesso, ainda mais em um cenário tão desafiador como o atual.

Reinaldo Cavassana, diretor-executivo da MAJOR Business Solutions.

* Pesquisa realizada pela Serasa Experian envolvendo empresas de diversos setores, entre os quais  telecomunicações, manufatura, varejo, serviços comerciais, serviços financeiros, saúde, setor público, educação e utilities e outras. O relatório completo está disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/blog/pesquisa-gestao-dados-2020

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.