O segmento de comércio eletrônico segue em ampla expansão no Brasil e movimentou R$ 8,4 bilhões no primeiro semestre, quantia que representou aumento de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o setor gerou R$ 6,8 bilhões, segundo dados da ebit e câmara-e-net.
O tíquete médio de compra foi de R$ 350 e ao longo dos primeiros seis meses deste ano, 4 milhões de pessoas realizaram compras pela primeira vez pela web. O destaque é o avanço da classe média, já que 61% dos novos entrantes no comércio eletrônico tinham rende de até R$ 3 mil. O tíquete médio de compra desses indivíduos foi de R$ 320, apenas pouco inferior ao geral, o que mostra que o perfil de compra pela internet de pessoas de classes sociais diferentes é semelhante, pelo menos no que tange aos valores gastos.
Com a adição dos novos 4 milhões de e-consumidores, o Brasil conta com 27,4 milhões de pessoas que já realizaram aquisições de produtos pela internet ao menos uma vez. A previsão da ebit aponta que 4,7 milhões de pessoas comprarão pela primeira vez via web no segundo trimestre deste ano. Assim, o Brasil deve fechar 2011 com 32 milhões de pessoas que já fizeram, ao menos, uma compra on-line.
Em relação a valores, a estimativa da consultoria é que o comércio eletrônico brasileiro transacione R$ 18,7 bilhões. Se confirmado, o resultado corresponderá a um crescimento de 26% ante os R$ 14,8 bilhões de 2010.
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