Estudo sobre startups do setor de Autotech mostra que mobilidade e compartilhamento ganham força no Brasil

0

No Brasil, existem atualmente 193 startups com soluções para o segmento automotivo, sendo que 28% investem na área de logística e transporte, 27% em recursos para mobilidade, 23% em tecnologia automotiva e 22% em tecnologia aplicada. É o que mostra o Liga Insights AutoTech, maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures – aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas – que analisou um banco de dados com mais de 5 mil startups no país e separou as que atendem o mercado auto.

O estudo mostra algumas tendências para o setor. Uma das principais é a expansão no Brasil do compartilhamento de veículos, com uma série de startups focadas em facilitar esta prática. "O compartilhamento já é conhecido entre consumidores, mas começa a entrar no mundo das empresas. Esta nova cultura de mobilidade vai mudar tudo, incluindo a forma de produzir o veículo, o design, autonomia e durabilidade", explica Rogério Tamassia, sócio-diretor da Liga Ventures. "Para a indústria, é importante não encarar esta mudança como ameaça, mas entender o processo, se adaptar e buscar oportunidades de negócios", afirma.

Carro Automatizado e Assistência ao motorista

A automação é outra disrupção no segmento. Já há no Brasil iniciativas de carros que ligam e desligam sozinhos, têm o perímetro de utilização predefinido pelo proprietário, dispositivos de check-in e check-out do veículo pelo celular e sensores inteligentes que monitoram toda a frota e comportamento dos motoristas, entre outras. "São tecnologias ainda incipientes no país, mas que prometem tornar os veículos ainda mais inteligentes no futuro", explica Tamassia.

Indústria 4.0 e Smart City

A forma de produzir veículos e controlar as frotas também devem mudar, com a adoção da Indústria 4.0 e de sistemas inteligentes de gestão. Tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e Internet das Coisas passam a entrar no radar das empresas do segmento, com sistemas conectados e dados em tempo real para o monitoramento de processos de qualidade, garantia de conformidade de produção e busca por melhorias e eficiência nas linhas e cadeias produtivas.

Outra novidade são soluções com alto impacto social, como algumas iniciativas de "Smart City" – em que o veículo e o motorista ajudam a identificar e reportar problemas na cidade – e sistemas de educação e otimização do uso de transporte público, coletivo e compartilhado.

Ranking de Inovação

Considerando o número de startups por categoria, o Liga Insights AutoTech mostra que a maioria das soluções estão na área de Logística e Transporte, seguido pelas áreas de Mobilidade, Tecnologias Automotivas e Tecnologias Aplicadas. "O estudo apontou 22 categorias principais de negócio, bastante diversas e complementares, que vão desde soluções de Gestão de Frotas e roteirização, até Drones e Experiência do cliente em compra, venda e revendas de automóveis, com soluções que têm potencial para aprimorar este mercado de forma expressiva", afirma o especialista.

Liga Insights AutoTech

Banco de dados com 5.420 mil startups brasileiras, que incluem inscrições para os programas de aceleração e eventos da Liga Ventures, recomendações, notícias em portais de negócios e busca ativa de startups

Número de startups no segmento: 193

Principais áreas das startups

1) Logística e transporte

2) Soluções para mobilidade

3) Tecnologia aplicada

4) Tecnologia automotiva

22 categorias de com aplicações no setor Autotech

Categorias com mais startups

E-hailing/car-sharing

Ferramentas de Gestão / CRM

Last-mile delivery / Logística Reversa / Entregas

Marketplace Carros, Peças e Pesados

Serviços de Manutenção

Gestão de frotas e serviços de manutenção on-demand para veículos

1) Compartilhamento de veículos e frota e Soluções para Last-mile delivery

2) Serviços de Manutenção

Projetos para a comunidade

1) Soluções em Smart City – em que o veículo ajuda a identificar problemas na cidade

2) Sistemas de educação e otimização do transporte público

Categorias mais disruptivas

1) Indústria 4.0

2) Monitoramento do veículo / Automação

Liga Auto Tech 2

Complementar ao relatório, a Liga Ventures acaba de anunciar o segundo ciclo do Liga Auto Tech  programa que prospecta, seleciona e acelera startups dos setores de mobilidade, transporte, logística e indústria automobilística, que tem como parceiros empresas como Webmotors, Mercedes-Benz, Eaton, ,Sascar, Ticket Log, Repom e patrocínio da ABDI.

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é uma aceleradora de startups focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações. A Liga Ventures também é responsável pelos programas de aceleração com outras grandes empresas como Porto Seguro (Oxigênio Aceleradora), AES Brasil, Mercedes-Benz, EMBRAER e Intel, além de ser parceira no Brasil da Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.