Publicidade
Início Comunicações Mobile P&D acelera lançamento comercial de redes 5G, conclui relatório da 5G Américas

P&D acelera lançamento comercial de redes 5G, conclui relatório da 5G Américas

0
Publicidade

A 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, anunciou nesta quarta-feira, 16, o estudo “LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga”, uma apresentação desenvolvida pela Rysavy Research, destacando os avanços do setor. Ele inclui uma descrição e análise detalhada das transformações que serão desencadeadas pelas redes LTE e 5G.  Ainda estamos na fase inicial do desenvolvimento dos padrões 5G, mas é possível que uma versão “não autônoma” seja implementada até 2019.

“O futuro da banda larga móvel, que inclui a LTE-Advanced e a 5G, é muito promissor, e suas capacidades não param de crescer”, disse Chris Pearson, presidente da 5G Americas. “Os padrões e os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento focados em 5G estão adiantados e pode ser possível implementar a tecnologia em ambientes comerciais antes do previsto. Em 2021, a LTE deve representar 4,7 bilhões de conexões; as tecnologias LTE e a 5G devem ser amplamente interdependentes até o final da década de 2020.”

As operadoras terão muitas oportunidades de investir em inovações para suas 530 redes comerciais LTE (GlobalComms, TeleGeography), entre as quais a Voz-sobre-LTE, Multiple Input Multiple Output (MIMO) de ordem maior, Agregação de Portadores, Acesso Licenciado Assistido/LWA/LWIP, capacidades da Internet das Coisas (IoT) em IoT de Banda Estreita (Narrowband-IoT) e Categoria M1, Comunicações Veículo para Todo (V2X), Suporte para Células Pequenas, Redes Auto-Organizadas, Conectividade Dupla – melhorando o desempenho, a eficiência e a capacidade de suas redes e viabilizando novos setores verticais.

A 3GPP implementou o processo de padronização da 5G com o Release 14, que incluiu um estudo da tecnologia Novo Rádio (NR), divulgando a primeira fase de especificações no Release 15, que incluem as opções autônomas e não autônomas, e depois passou para a segunda fase de especificações completas no Release 16. A 3GPP deve concluir a primeira fase da opção Não Autônoma da 5G Novo Rádio (NR) para Banda Larga Móvel Avançada até março de 2018. O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o final da próxima década.

O relatório LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga reflete o escopo dos avanços mais importantes para tecnologias sem fio em 2017, incluindo:

• Aceleração de pesquisa e desenvolvimento de 5G

• A definição de 5G Novo Rádio (NR)• A LTE como padrão global para a tecnologia celular

• As grandes vantagens da LTE-Advanced

• A adoção em massa da Internet das Coisas com as novas capacidades de IoT Celular em 3GPP Release 13

• Maior integração de espectro não licenciado com o espectro celular

• A importância das frequências em bandas baixas, médias e altas para a 5G

• Novos modelos de espectro que incluem frequências licenciadas, compartilhadas e não licenciadas• O progresso na área de células pequenas

• A Emergência de Virtualização de Funções de Rede (NFV)

• A linha do tempo da 3GPP para desenvolvimento de padrões LTE

O relatório explica a transformação da banda larga e descreve o caminho pra a 5G, além das capacidades planejadas e previstas para as tecnologias sem fio LTE e 5G.Peter Rysavy, autor do relatório, disse que “O relatório explica que a 5G foi projetada para atender vários casos de uso em várias bandas de frequência, e terá um grande e importante impacto sobre a comunicação móvel, a banda larga e a IoT”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile