Construtivo traz para o Brasil solução de realidade aumentada integrada

1

Imagine um engenheiro num canteiro de obra fazendo a inspeção da construção e, utilizando óculos de realidade aumentada, ele poder ter acesso a qualquer informação pertinente àquele projeto apenas olhando para a área que precisa obter dados. Parece ficção, mas a solução da Augmensys, empresa austríaca de software, já está disponível no Brasil por meio do Construtivo. A Voith Digital Ventures, nova divisão da Voith que oferece soluções para a Indústria 4.0, é a parceira para o fornecimento de consultoria para a implementação do sistema.

A solução, denominada Ubik, foi desenvolvida pela empresa austríaca Augmensys, especializada em realidade aumentada para processos industriais. Utilizando óculos de realidade aumentada, tablete ou celular, basta que o dispositivo seja direcionado para a área ou equipamento que se queira obter informações, e todos os dados referente ao projeto que estão contidos no Colaborativo, plataforma de gestão de processos e documentos na nuvem do Construtivo, são disponibilizados de forma integrada e visual. Basta o usuário pedir os dados, e as informações aparecem no visor dos óculos ou na tela do dispositivo.

Já na fase de operação, a solução fornece digitalmente informações relacionadas aos documentos técnicos e desenhos, por exemplo, oriundos do Colaborativo. E, quando integrada a softwares de gestão, como o SAP, a aplicação se torna mais reforçada para as demandas em campo. Além de fornecer informações que foram geradas durante o projeto apenas direcionando o dispositivo para área que se pretende receber informações, a solução Ubik também permite que o usuário agregue dados ao sistema por meio de comando de voz.

"Numa necessidade de alerta para a manutenção de um equipamento, por exemplo, é possível que o usuário dê o alerta via voz e o sistema adaptado no dispositivo envia as informações ditadas para a plataforma de dados que, imediatamente, autoriza o serviço de acordo com a sua configuração", comenta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

Vale ressaltar que o Ubik pode integrar diferentes plataformas de informações, de acordo com o perfil de cada cliente. "Estamos ampliando nossa atuação na América Latina por meio de parceiros. A missão da Augmensys junto ao Construtivo é alavancar nossa presença e apresentar ao mercado uma solução móvel que beneficia o trabalho no campo fornecendo, em tempo real, informações estratégicas para potenciar a atuação dos profissionais", finaliza Charles Craddock, CEO da Augmensys.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.