Enel Distribuição registra 89 mil medidores inteligentes instalados na Zona Oeste de SP

0

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, já instalou 89 mil medidores inteligentes nos bairros de Perus e Pirituba, Zona Oeste da capital paulista. Os equipamentos fazem parte da primeira fase do projeto-piloto Smart Meter, que irá instalar 150 mil medidores inteligentes na região até março do próximo ano de um total de 300 mil dispositivos do projeto. A iniciativa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os medidores inteligentes integram uma solução digital inteligente, desenvolvida com tecnologia Enel, que permitirá aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente, além de permitir à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço.

A substituição do medidor não implica na cobrança de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla campanha de informações junto aos clientes beneficiados. Os novos medidores contam com tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota do consumo de energia, o que também irá viabilizar, no futuro próximo, que os consumidores acompanhem diariamente o seu consumo no celular e computador.

"Os medidores inteligentes irão trazer mais comodidade e conforto aos consumidores. A tecnologia possibilitará um papel mais ativo na gestão do consumo de energia e trará as informações necessárias para que possam adaptar os seus hábitos de consumo para um uso mais eficiente e para economizar na conta de luz", diz o Responsável de Remote Metering Management da Enel Brasil, René Garrido.

A solução usa uma tecnologia desenvolvida especialmente para o Brasil e irá contribuir significativamente para a modernização tecnológica e digitalização da rede de distribuição de São Paulo. "O medidor inteligente permite ainda que a distribuidora realize a leitura das contas de energia sem a necessidade de estimativas, além de aumentar o envolvimento do cliente no processo e criar oportunidades futuras para oferecer novos serviços e produtos de energia avançados, como, por exemplo novas estruturas tarifárias", complementa o executivo.

O projeto executado pela Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Aneel, auxilia no desenvolvimento de uma nova cadeia industrial no Brasil. Todos os medidores serão produzidos no Estado de São Paulo, em unidades fabris nos municípios de Sorocaba e em Vargem Grande Paulista, promovendo a geração de emprego na indústria 4.0 e acelerando a economia de diferentes setores. Esta é a primeira fabricação de medidores inteligentes da Enel na América Latina. O modelo produzido no Brasil e instalado na cidade de São Paulo possui tecnologia desenvolvida pela Enel, que há 20 anos atua no mercado de medição inteligente em todo o mundo.

O medidor inteligente, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), foi desenvolvido para atender às necessidades locais, respeitando as características da rede elétrica e os requisitos das normas técnicas. Globalmente, a Enel já instalou mais de 45 milhões de medidores inteligentes em países como Argentina, Chile, Colômbia, Itália, Peru, Romênia e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.