Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Enel Distribuição registra 89 mil medidores inteligentes instalados na Zona Oeste de...

Enel Distribuição registra 89 mil medidores inteligentes instalados na Zona Oeste de SP

0
Publicidade

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, já instalou 89 mil medidores inteligentes nos bairros de Perus e Pirituba, Zona Oeste da capital paulista. Os equipamentos fazem parte da primeira fase do projeto-piloto Smart Meter, que irá instalar 150 mil medidores inteligentes na região até março do próximo ano de um total de 300 mil dispositivos do projeto. A iniciativa está sendo realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os medidores inteligentes integram uma solução digital inteligente, desenvolvida com tecnologia Enel, que permitirá aos consumidores monitorar e otimizar seu consumo de energia de forma fácil e transparente, além de permitir à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço.

A substituição do medidor não implica na cobrança de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla campanha de informações junto aos clientes beneficiados. Os novos medidores contam com tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota do consumo de energia, o que também irá viabilizar, no futuro próximo, que os consumidores acompanhem diariamente o seu consumo no celular e computador.

“Os medidores inteligentes irão trazer mais comodidade e conforto aos consumidores. A tecnologia possibilitará um papel mais ativo na gestão do consumo de energia e trará as informações necessárias para que possam adaptar os seus hábitos de consumo para um uso mais eficiente e para economizar na conta de luz”, diz o Responsável de Remote Metering Management da Enel Brasil, René Garrido.

A solução usa uma tecnologia desenvolvida especialmente para o Brasil e irá contribuir significativamente para a modernização tecnológica e digitalização da rede de distribuição de São Paulo. “O medidor inteligente permite ainda que a distribuidora realize a leitura das contas de energia sem a necessidade de estimativas, além de aumentar o envolvimento do cliente no processo e criar oportunidades futuras para oferecer novos serviços e produtos de energia avançados, como, por exemplo novas estruturas tarifárias”, complementa o executivo.

O projeto executado pela Enel Distribuição São Paulo, em parceria com a Aneel, auxilia no desenvolvimento de uma nova cadeia industrial no Brasil. Todos os medidores serão produzidos no Estado de São Paulo, em unidades fabris nos municípios de Sorocaba e em Vargem Grande Paulista, promovendo a geração de emprego na indústria 4.0 e acelerando a economia de diferentes setores. Esta é a primeira fabricação de medidores inteligentes da Enel na América Latina. O modelo produzido no Brasil e instalado na cidade de São Paulo possui tecnologia desenvolvida pela Enel, que há 20 anos atua no mercado de medição inteligente em todo o mundo.

O medidor inteligente, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), foi desenvolvido para atender às necessidades locais, respeitando as características da rede elétrica e os requisitos das normas técnicas. Globalmente, a Enel já instalou mais de 45 milhões de medidores inteligentes em países como Argentina, Chile, Colômbia, Itália, Peru, Romênia e Espanha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile