Malware Emotet evolui com novo módulo de roubo de cartão de crédito

0

A Check Point Research (CPR) publicou o Índice Global de Ameaças referente ao mês de julho de 2022. Os pesquisadores relataram que o Emotet continua seu "reinado" como o malware mais usado pelos cibercriminosos, apesar de uma redução de 50% em seu impacto global em comparação com o mês de junho deste ano.

Após um pico no impacto global em junho, o Emotet voltou aos seus números médios de impacto global e prossegue como o malware mais difundido. Possivelmente seu pico acabou devido ao período de férias de verão no hemisfério norte, como se viu no passado. No entanto, novas funcionalidades e melhorias nas capacidades do Emotet são constantemente descobertas, como o desenvolvimento de seu mais recente módulo de roubo de cartão de crédito e ajustes feitos em seus sistemas de spread (propagação).

Em julho, a equipe da CPR também observou o Snake Keylogger, um ladrão de credenciais, cair do terceiro para o oitavo lugar no ranking de top malwares. Em junho, o Snake Keylogger estava sendo distribuído por meio de documentos maliciosos do Word, de modo que a diminuição em sua prevalência pode ser em parte devido à recente confirmação da Microsoft de que bloqueará macros por padrão. O malware que o substituiu em terceiro lugar é o XMRig, um software de CPU de código aberto usado para minerar criptomoedas — isso indica que os cibercriminosos estão fundamentalmente "no negócio pelo dinheiro", apesar de quaisquer motivações mais elevadas que possam alegar, tais como o hacktivismo.

Já o MaliBot, que era novo no ranking do relatório em junho, continua sendo uma ameaça para os usuários de mobile banking, pois ainda é o terceiro malware móvel mais prevalente em todo o mundo.

"O Emotet continua a dominar nossos principais gráficos mensais de malware", diz Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point Software Technologies. "Esta botnet evolui continuamente para manter sua persistência e evasão. Seus desenvolvimentos mais recentes incluem um módulo de roubo de cartão de crédito, o que significa que empresas e indivíduos devem ter cuidado extra ao fazer compras online. Além disso, com a Microsoft agora confirmando que bloqueará macros por padrão, aguardamos para ver como malwares, como o Snake Keylogger, poderão mudar suas táticas."

Principais setores atacados globalmente e no Brasil

Quanto aos setores, em julho, Educação/Pesquisa mantém-se como o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e Provedores de Serviços de Internet/Provedores de Serviços Gerenciados (ISP/MSP).

1.Educação/Pesquisa
2.Governo/Militar
3.ISP/MSP

No Brasil, os três setores no ranking nacional mais visados em julho foram:

1.Comunicações
2.Varejo/Atacado
3.Governo/Militar

O setor de Educação/Pesquisa caiu de sexto para o oitavo lugar em julho no ranking nacional.

Principais vulnerabilidades exploradas

Em julho, a equipe da CPR também revelou que a "Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure" foi a vulnerabilidade mais explorada, impactando 42% das organizações no mundo, seguida de perto pela "Apache Log4j Remote Code Execution", cujo impacto global foi de 41%. A "Web Servers Malicious URL Directory Traversal" permaneceu em terceiro lugar na lista de vulnerabilidades mais exploradas, com um impacto global de 39%.

?Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure – a vulnerabilidade de divulgação de informações foi relatada no Repositório Git. A exploração bem-sucedida desta vulnerabilidade pode permitir a divulgação não intencional de informações da conta.

?Apache Log4j Remote Code Execution (CVE-2021-44228) – Existe uma vulnerabilidade de execução remota de código no Apache Log4j. A exploração bem-sucedida dessa vulnerabilidade pode permitir que um atacante remoto execute código arbitrário no sistema afetado.

?Web Servers Malicious URL Directory Traversal (CVE-2010-4598, CVE-2011-2474, CVE-2014-0130, CVE-2014-0780, CVE-2015-0666, CVE-2015-4068, CVE-2015-7254, CVE-2016-4523, CVE-2016-8530, CVE-2017-11512, CVE-2018-3948, CVE-2018-3949, CVE-2019-18952, CVE-2020-5410, CVE-2020-8260) – Existe uma vulnerabilidade de passagem de diretório em diferentes servidores da web. A vulnerabilidade ocorre devido a um erro de validação de entrada em um servidor Web que não limpa adequadamente a URI (Uniform Resource Identifier) para os padrões de passagem de diretório. A exploração bem-sucedida permite que atacantes remotos não autenticados divulguem ou acessem arquivos arbitrários no servidor vulnerável.

Principais malwares móveis

Em julho, o AlienBot é o malware móvel mais prevalente, seguido por Anubis e o MaliBot.

1.AlienBot – A família de malware AlienBot é um Malware-as-a-Service (MaaS) para dispositivos Android que permite a um atacante remoto, como primeira etapa, injetar código malicioso em aplicativos financeiros legítimos. O atacante obtém acesso às contas das vítimas e, eventualmente, controla completamente o dispositivo.

2.Anubis é um cavalo de Troia bancário projetado para smartphones Android. Desde que foi detectado inicialmente, ele ganhou funções adicionais, incluindo a funcionalidade Remote Access Trojan (RAT), keylogger, recursos de gravação de áudio e vários recursos de ransomware. Foi detectado em centenas de aplicativos diferentes disponíveis na Google Store.

3.MaliBot é um malware bancário do Android que foi detectado visando usuários na Espanha e na Itália. Este malware se disfarça como aplicativos de mineração de criptomoedas com nomes diferentes e se concentra no roubo de informações financeiras, carteiras de criptomoedas e mais dados pessoais.

Os principais malwares de julho no Brasil

O principal malware no Brasil em julho continuou sendo o Emotet, com um índice de impacto de 24,22% (este malware vem liderando a lista nacional desde maio de 2022). Em segundo lugar no ranking nacional prossegue o Chaes com índice de impacto de 4,86%; este malware ataca plataformas de e-commerce principalmente na América Latina e foi o responsável pela campanha que visava o roubo de informações de consumidores do Mercado Livre e Mercado Pago, entre outros.

O Índice de impacto de ameaças globais da Check Point Software e seu mapa ThreatCloud são alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa que fornece inteligência de ameaças em tempo real derivada de centenas de milhões de sensores em todo o mundo, em redes, endpoints e dispositivos móveis. A inteligência é enriquecida com mecanismos baseados em IA e dados de pesquisa exclusivos da divisão Check Point Research (CPR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.