Programa quer criar incubadora luso-brasileira de empresas de TI

0

A Softex, entidade que promove o software nacional do exterior, quer criar uma "ligação direta" entre o Rio de Janeiro e a cidade do Porto, em Portugal, para projetos de cooperação entre empresas portuguesas e brasileiras de tecnologia de informação. Alberto Blois, diretor da área internacional da Riosoft, que opera como um agente da Softex, disse à Agência Lusa que a ideia é fomentar a criação de empresas luso-brasileiras e ampliar o mercado de atuação tanto para a América Latina como para a Europa. "O objetivo é motivar e fomentar o relacionamento entre as empresas de TI portuguesas e brasileiras. Já estamos traçando planos para criar uma incubadora de empresas web Rio-Porto", adiantou.
O diretor da Riosoft coordenou na última semana o Rio Info 2009, um dos principais eventos dedicados às TI no Brasil, que contou com a participação de cerca de 30 pequenas e médias empresas portuguesas. Segundo ele, o objetivo é criar um calendário comum entre Brasil e Portugal em inovação tecnológica de software. Blois já anunciou que, antes da próxima edição do Rio Info 2010, realizada anualmente em setembro, será realizado um primeiro evento experimental no Porto, em abril, nos mesmos moldes, com três dias de discussões, encontros e rodadas de negócios.
A grande aposta para 2010, ressaltou Blois, é a incubadora de empresas luso-brasileiras, que deve ter o lançamento oficial já na primeira edição do evento, no Porto. "A incubadora vai dar assessoria jurídica, administrativa e financeira. Mas queremos ir além e olhar o aspecto da internacionalização", ressaltou, acrescentando que a incubadora terá duas sedes, uma no Rio de Janeiro e outra no Porto.
As seis primeiras empresas incubadas já participarão do salão de inovação do Rio Info 2010. Nesta última edição do evento de TI, 200 reuniões de negócios foram realizadas, nas quais participaram mais de 40 empresas brasileiras e outras 40 internacionais, sendo que 31 eram de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.