Mais de 50% dos usuários de celulares pré-pagos no país já têm acesso, no menu do aparelho, aos serviços financeiros do Banco do Brasil. A informação é do próprio banco, que acaba de fechar um acordo com a Claro, que também colocou a solução à disposição dos seus clientes. Por meio de qualquer modelo de aparelho, o cliente da operadora pode realizar as transações financeiras, acessando o menu "bancos" do celular Claro.
Segundo o BB, o conjunto de 15 transações oferecido atende a 88% das operações realizadas pelos clientes da operadora por meio da internet. Para transações simples como saldo e extrato, não é necessário efetuar o cadastramento do celular. O Banco do Brasil foi o primeiro banco a oferecer seus serviços no portal da Claro, que oferece consulta de saldos e extratos, transferências entre contas, inclusive DOC e TED, pagamento de títulos de cobrança, recarga de celulares, empréstimos, dentre outras operações.
Ainda de acordo com o banco, o usuário do serviço não precisa saber acessar a internet nem possuir pacote de dados. Outra vantagem é a não cobrança pelo login e transações de recarga de celular, característica desse modelo.
O Banco do Brasil não cobra tarifa pela utilização do canal celular. O cliente da Claro terá o custo de R$ 0,30 por transação, com exceção das transações de login e recarga de celular, que não serão cobradas. O serviço está disponível também para clientes das operadoras Oi e Brasil Telecom, ao de custo de R$ 0,22, e Vivo Minas Gerais, R$ 0,19. Nesse serviço não é cobrado tráfego de dados.
O BB garante que a solução é totalmente segura e as informações são criptografadas com chaves de segurança inseridas nos chips, aos quais somente o banco tem acesso para decodificar. Outra vantagem da tecnologia é que o serviço é compatível com qualquer aparelho móvel. A mensagem não fica gravada no celular e o cliente sabe exatamente quanto vai pagar pelo serviço.
- Expansão da 'bancarização'