As vendas mundiais de PCs caíram 2,4% no segundo trimestre, apesar de os preços dos equipamentos terem recuado 19,1% em relação ao mesmo período de 2008. Segundo pesquisa da IDC, o único segmento a apresentar números positivos foi o de minilaptops, que registrou vendas 44% maiores na mesma comparação.
No geral, no entanto, o levantamento mostra que as demais linhas de PCs tiveram forte queda nas vendas. Os computadores portáteis, à exceção dos netbooks, tiveram vendas 16% menores, enquanto desktops recuaram 17%. Em relação ao primeiro trimestre, os notebooks tradicionais apresentaram recuperação de 13%, saindo de um início de ano de crescimento praticamente nulo na comparação anual.
A IDC calcula que o mercado de PCs deve se estabilizar em 2010, tanto em relação ao número de unidades vendidas quanto no que diz respeito aos preços dos equipamentos, principalmente devido ao crescimento de 16,5% dos portáteis. Os netbooks, segundo a consultoria, continuarão apresentando bons resultados, mas a chegada dos PCs de baixo consumo de energia roubarão parte da participação deles no mercado já a partir do ano que vem, o que levará a uma queda nos preços desses equipamentos.
- Repique inesperado