O Google é alvo de dois processos judiciais movidos na quarta-feira, 15, nos Estados Unidos. Um deles foi impetrado pela Skyhook, fabricante de tecnologias para serviços baseados em localização, que acusa o site de buscas de práticas anticompetitivas no mercado de geoposicionamento e também de quebra de patentes. Ela alega que o Google pré-instala o seu software de localização no sistema operacional Android, que equipa celulares de várias marcas no mercado.
A primeira acusação, registrada em instância estadual na corte de Massachusets, diz que o Google, por meio do Android, força a Motorola a usar apenas as suas tecnologias para fornecer serviços baseados na localização de usuários. O documento, no entanto, diz que a Skyhook já tinha um acordo de fornecimento para a fabricante de celulares que impediria qualquer acerto de exclusividade com outra empresa do mesmo ramo de atividade.
O documento enviado à corte federal americana afirma que o Google, ao desenvolver um aplicativo próprio de indicação de serviços e estabelecimentos com base na localização dos usuários, usou quatro tecnologias patenteadas pela Skyhook. A companhia, no entanto, não especificou a função dessas tecnologias.
Em ambos os processos, a Skyhook alega que as práticas do Google a fez perder "milhões de dólares" em royalties e a privou de progredir econômica e financeiramente. Por esse motivo, quer ser indenizada pelo Google. O valor das sanções não foi especificado.
- Ação