Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Ônibus de Cascavel usam reconhecimento facial de passageiros

Ônibus de Cascavel usam reconhecimento facial de passageiros

1
Publicidade

Para combater esse desvio e proteger os passageiros que utilizam os cartões de passagem corretamente, a Prefeitura de Cascavel firmou um termo de compromisso com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade e com a Transdata Smart, desenvolvedora de soluções de automação no setor, para implantação do sistema de reconhecimento facial na frota de ônibus do município.

Desde 2010, o uso de cartões de idosos e estudantes nos ônibus de Cascavel (PR) aumentou 40%. Esses passageiros, como se sabe, têm direito a utilizar o transporte público gratuitamente ou pagando a metade tarifa. Mas o crescimento repentino no total destes beneficiários na cidade indica que muitos podem estar usufruindo do benefício irregularmente. E essas gratuidades indevidas acabam sendo pagas por toda a população, pois são subsidiadas com dinheiro público.

A tecnologia desenvolvida pela Transdata Smart consiste em captar a imagem do portador do cartão, assim que ele aciona o validador eletrônico no ônibus, para ser comparada com a foto do titular do benefício, cadastrado pela empresa. Caso o usuário não seja o mesmo, o cartão é bloqueado e só é liberado pelo titular no órgão de cadastro. O usuário pode receber uma advertência pelo uso indevido do cartão ou ter o benefício cancelado, conforme a política da empresa. 

Segundo a Transdata Smart, as fraudes com gratuidades podem chegar a 50% das viagens em algumas cidades. “A tecnologia de Reconhecimento Facial vem reforçar o controle oferecido pela nossa solução de bilhetagem eletrônica TDMAX. Quem usa o transporte de maneira correta não pode pagar pelos que tentam fraudar o sistema. E, ao combater esses desvios, as empresas podem investir em novas tecnologias que aumentam a agilidade do serviço, como nosso sistema de Monitoramento de Frotas por GPS, que está sendo implantado em várias cidades”, explica Devanir Magrini, diretor Comercial da empresa.

O Reconhecimento Facial será implantado em 159 ônibus da Viação Pioneira, Viação Capital D’Oeste e Vale Sim, que atuam em Cascavel. Estas empresas também contarão com o Sistema de Monitoramento e Gestão de Frota da Transdata Smart. 

Por meio de GPS, essa ferramenta permite que as empresas de transporte coletivo acompanhem em tempo real e à distância a localização de todos os veículos em operação. Assim, é possível verificar eventuais desvios de trajetos, a pontualidade das viagens, as paradas efetuadas e a quilometragem ociosa de cada ônibus. E o Centro de Operações pode gerenciar as rotas e planejar melhorias para a população e para a empresa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile