PC stick em empresas: 5 aplicações que você precisa conhecer

0

Muito mais do que criar um media center em casa, o mais novo modelo de computação, o PC stick pode ajudar a enfrentar desafios de negócio em diversos segmentos. Como um computador completo, que cabe na palma da mão e promete revolucionar o mercado de PCs, seu uso empresarial já aponta algumas aplicações experimentadas no país. 

1. Contact center

Com um crescimento previsto de 3,78% em 2015, totalizando R$ 45,6 bilhões, segundo a E-Consulting Corp, o setor brasileiro de contact center aposta na eficiência. Ao ser implementado nesses ambientes, o PC Stick proporciona economia de espaço e energia, fatores primordiais para redução de custos nessas empresas. 

O sistema operacional Windows vem de fábrica e o armazenamento é flexível, de 16 GB ou 32 GB, adaptando-se às necessidades dos operadores. 

2. Educação

O Brasil tem 190 mil escolas de ensino básico, sendo 150 mil públicas. Apesar de iniciativas como a do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), encabeçada pelo Ministério da Educação e que promove o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica, esse é um mercado potencial, que ainda não abraçou as possibilidades disponíveis. 

Há uma demanda de hardware a ser suprida, e com software não deve ser diferente: o domínio no uso das ferramentas do pacote Office, da Microsoft, estava em terceiro lugar no ranking das habilidades exigidas para estudantes norte-americanos ingressarem nos altos postos de trabalho que devem surgir até 2020, segundo estudo da International Data Corporation (IDC). 

O uso do PC Stick pode apoiar o ensino e as atividades de pesquisa em salas de aula, laboratórios e bibliotecas, por exemplo, tudo isso com simplicidade e custo baixo. 

3. Manufatura

Outro setor que já experimenta o PC Stick como alterativa para informatização é o de manufatura. As linhas de produção possuem postos de trabalho que não demandam grandes capacidades de armazenamento, o que faz do dispositivo uma solução adequada para tais ambientes. 

No chão de fábrica, os operadores precisam simplesmente saber das instruções de trabalho, como montar determinado produto e os processo envolvidos naquela produção. Com o PC Stick, qualquer alteração que o gestor faça nesses documentos fica imediatamente disponível para a equipe. 

4. Mídia indoor

Na loja, no shopping center, no consultório médico ou em qualquer ambiente em que as telas digitais são posicionadas, o dispositivo móvel pode viabilizar a comunicação via digital signage. 

Mídia indoor é uma ferramenta em expansão: serão 10 milhões de players e 22 milhões de telas digitais no mundo em 2015, e a receita de publicidade do Digital Out of Home chegou a US$ 2 bilhões em 2012, de acordo com a Brasil Signage Expo. No Brasil, eram 50 mil telas instaladas e operadas profissionalmente em 2010, segundo o portal especializado 4YouSee. 

5. Salas de conferência

Já pensou em transformar uma sala convencional de reuniões em uma sala de conferência? Tudo isso com simplicidade e baixo custo? Essa é a proposta do PC Stick. Na nossa experiência com a Going2, existem clientes aderindo a essa alternativa, com uso associado apenas de uma câmera e um monitor. 

A vantagem que o novo modelo de computação traz para as empresas responde a uma das principais preocupações nos dias de hoje, a mobilidade dos funcionários. Todo o conteúdo para uma reunião de negócios ou mesmo para trabalhar remotamente estão disponíveis ao plugar o aparelho super compacto. Quando qualquer tela tem o potencial de um computador, a economia de tempo, espaço, energia e, especialmente, recursos financeiros são ótimos atrativos para qualquer empresa.

Eduardo Souza, diretor de operações da Going 2, braço de inovação da OTG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.