Publicidade
Início Blogueria Tecnologia e educação: onde está o equilíbrio?

Tecnologia e educação: onde está o equilíbrio?

0
Publicidade

O tema tecnologia e educação tem sido recorrente em todo lugar. A impressão, para quem está de fora, é que a tecnologia é uma jovem rebelde e indisciplinada que vem desestruturar o sistema e provocar o caos. Mas não é bem assim. Em poucos minutos de reflexão, todos podem chegar a um veredito diferente, afinal, nenhum de nós estaria disposto a abdicar de um milímetro das vantagens que a dita “nova” tecnologia nos trouxe.

Para começar essa discussão, primeiramente precisamos definir o que se entende por tecnologia. Que tal falarmos sobre mimeógrafos, retroprojetores, fotocopiadoras, calculadoras, computadores, notebooks, editores de texto e planilhas? Tecnologia nunca foi o problema.

O que se discute agora não é bem a questão da tecnologia, pois ela sempre foi requerida e incentivada. O que se debate é o que smartphones, tablets e suas conexões provocaram no comportamento social e o quanto esta nova realidade liberalizou o acesso à informação, boa e ruim, e revolucionou o universo das interações humanas. A escola, a imprensa, os livros e mesmo a família deixaram de ser as únicas fontes de conhecimento e isso causou um vazio que está se transformando em pânico.

Como esse vazio não pode ser entendido, a conversa logo se direciona para criticar os jovens. Somos incapazes de lembrar que nossos pais eram quadrados, cafonas, caretas e reclamavam dessa juventude de hoje, como estamos fazendo agora.

Uma vez estabelecido que não há nada de novo no ar, podemos analisar o cenário com outro olhar. A primeira coisa que temos que assumir é que não temos o poder de mudar o curso das transformações. A segunda, natural e óbvia, é que precisamos enxergar que sempre há oportunidades em tudo, especialmente no caos.

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil de 2014, analisando estudantes entre 9 e 17 anos, mostram que 61% dos jovens das classes A e B acessam a Internet por smartphones. O mesmo acontece com 49% dos jovens da classe C e 47% dos jovens das classes D e E.

Dados do último ENEM dão conta que há, inequivocamente, relação direta entre classe social e desempenho no exame. Pelo menos 80% dos jovens entre as 100 instituições melhor classificadas estão nas classes A e B.

Se a diferença de classe social não é capaz de gerar um abismo tão grande com relação ao uso da tecnologia e se essa mesma tecnologia é capaz de ignorar barreiras e fronteiras, parece que temos aí uma grande oportunidade de democratizar o acesso ao conhecimento, à capacidade crítica e à cidadania. Mas como equilibrar essa balança: de um lado esses estranhos jovens e de outro, os preceitos e formalidades do ambiente educacional?

Bem, se você não andou pesquisando a respeito, deixe-me te dar algumas boas notícias: as ditas gerações Y e Z são, notadamente, mais éticas, mais preocupadas com problemas da sociedade e do meio ambiente e são mais críticas quanto à qualidade da sua participação nos ambientes em que estão inseridas.

Do ponto de vista do sistema educacional, parece que o equilíbrio depende da adesão dos métodos educacionais à nova ordem, já que limitar o ambiente social não é uma opção. Educadores precisam “curtir” se relacionar dessa forma, precisam “curtir” fazer parte de uma comunidade, precisam se postar mais como facilitadores de uma clientela ágil e dinâmica do que como gerentes do processo de aprendizagem.

O mundo está diferente e mudando mais a cada dia. Para achar o equilíbrio entre tecnologia e educação é importante que haja uma evolução nas escolas, que os professores desenvolvam as potencialidades das crianças e jovens e que as ensinem em um cenário que se transforma a cada “atualização” de status.

Eduardo Bahiense, fundador da Controller Education.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile