Publicidade
Início Comunicações Mobile Pesquisa mostra que 66% dos brasileiros recebem spam por SMS toda semana

Pesquisa mostra que 66% dos brasileiros recebem spam por SMS toda semana

0
Publicidade

Dois em cada três usuários brasileiros celulares recebem mensagens não solicitadas (spam) por SMS pelo menos uma vez por semana. É o que revela uma nova pesquisa realizada pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF). Para ser mais exato, 34% dos brasileiros disseram que recebem spam por SMS diariamente; 22%, de uma a três vezes por semana; e 10%, uma vez por semana. 4% responderam que recebem uma vez por mês; 18%, ocasionalmente; e 11% nunca receberam.

A pesquisa perguntou também qual é a reação dos brasileiros diante de spam por SMS. A maioria (55%) apaga a mensagem; 26% reclamam com a operadora, com a empresa que enviou ou com outras entidades; 11% não fazem nada; e 8% escrevem de volta para o remetente pedindo para não receberem mais esse tipo de mensagem.

Mundo

O estudo entrevistou ao todo 6 mil usuários de telefonia móvel de nove países (Brasil, China, França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, África do Sul e Nigéria). Na média mundial, 58% disseram que recebem spam por SMS pelo menos uma vez por semana. Ou seja, o Brasil está pior que a média.

O recordista é a Nigéria, onde 76% das pessoas recebem mensagens de texto indesejadas semanalmente, sendo que 47% afirmam que elas chegam todo dia. O mercado que menos sofre com esse problema é a Alemanha, onde apenas 28% das pessoas recebem spam por SMS semanalmente.

Uma curiosidade: o Reino Unido é o único mercado onde as pessoas tendem mais a reportar um spam do que simplesmente apagá-lo. 55% dos britânicos responderam que alertam sua operadora ou autoridades competentes sobre o recebimento de um spam por SMS, enquanto 36% preferem deletar imediatamente a mensagem. O Brasil é o mercado onde menos gente procura tomar uma providência contra os spams (somente 26% reclamam com sua operadora ou outras entidades).

Phishing

O estudo procurou medir também a ocorrência de phishing por SMS, ou seja, o envio de mensagens de texto falsas, que tentam se passar por mensagens verdadeiras de empresas ou entidades para roubar dados dos consumidores. Um em cada três usuários (33%) no mundo disseram já ter recebido esse tipo de mensagem alguma vez na vida. 45% nunca receberam e 22% não souberam responder.

O phishing por SMS é mais grave em mercados emergentes. Na Nigéria, 60% dos entrevistados afirmaram já terem recebido esse golpe. Em seguida vieram África do Sul (48%), China (47%) e Brasil (39%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile