Exportando para 70 países, indústria de alimentos otimiza gestão com BI

0

Padronizar e unificar números e dados que guiam a empresa em decisões estratégicas de todas as áreas. Assim o coordenador de Inteligência de Vendas da Peccin, Anderson Piram, define a função do BIMachine na companhia, que atua na fabricação de produtos como chocolates, balas, pirulitos, chicletes e drops, entre outros, contando com o respaldo de mais de 60 anos de mercado e o reconhecimento de uma marca presente em 70 países.

Com mais de 1,1 mil funcionários diretos na sede, em Erechim-RS, além de outros cerca de 30 mil indiretos por todo o Brasil, a estrutura voltada a atender mais de 6 mil clientes ativos não pode perder de vista a assertividade na gestão. E, conforme Piram, a confiança na tecnologia de análise de dados é um dos pilares fundamentais para manter esta organização funcionando.

"Antes de adotar o BIMachine, vivenciávamos um cenário de desencontro de números, informações, e isso se dava porque não tínhamos padronização de fórmulas de cálculo, nem de relatórios. Havia indicadores dispersos em tabelas de Excel e outros formatos", relembra o coordenador. "Chegou a um ponto em que notamos que não era possível seguir desta forma, e então fomos ao mercado avaliar soluções para centralização e unificação destes conteúdos, especialmente os comerciais", complementa.

Após adotar o BI, integrado ao ERP e ao banco de dados Oracle, a empresa começou a ver as mudanças rapidamente. Os indicadores passaram a ficar disponíveis de forma padronizada, organizada, e isso melhorou não apenas as possibilidades de análise, mas principalmente o direcionamento das informações e dos insights obtidos a partir das mesmas.

"A implantação do BI ocorreu em cerca de um mês", ressalta Piram. "Depois do Comercial, expandimos o uso da ferramenta para a área de Estoque, e com isso foi possível comparar o que tínhamos em carteira e o que era, de fato, faturado; estipular projeções de faturamento e demandas futuras de estocagem, tudo de forma ágil e bem embasada", acrescenta.

Hoje, segundo o executivo, esta capacidade de análise e de previsibilidade é o que guia a Peccin na hora de abastecer sua fábrica, o que se traduz diretamente em economia de matéria-prima, já que não é preciso ter mais insumo em estoque do que aquilo que será realmente utilizado para suprir os canais de venda, e em redução de custos na ponta, nos produtos acabados, uma vez que a programação de distribuição também se tornou mais eficiente com as projeções possibilitadas pelo BI.

"No momento atual, nossa equipe de inteligência em fábrica consegue levantar indicadores de produtividade, absenteísmo, paradas, manutenções, eventuais falhas de maquinário, entre outros. E isso é possível porque todos os dashboards são criados internamente, atendendo às nossas exatas demandas", relata o coordenador.

Ainda segundo Piram, o BIMachine trouxe não apenas grandes resultados à gestão da Peccin, mas também aprendizado. Hoje, o que as áreas da empresa demandam, em termos de indicadores e dashsboards, a TI consegue fazer com agilidade e precisão, graças ao software.

Com os benefícios alcançados, a Peccin já está em vias de expansão do projeto para o setor de Controladoria, o que envolverá orçamentário, gerenciamento de previsto versus executado, além de provisionamento. O departamento de Transporte e Logística também está na linha de uso do BIMachine, flertando com o uso da ferramenta desde já para administrar questões de frete.

"Com o sistema, ganhamos muito em inteligência de negócio, execução assertiva de tarefas, velocidade na tomada de decisão, e os benefícios foram sentidos principalmente em nosso Comercial", declara Piram. "Também obtivemos melhorias nos processos de fábrica e seguiremos para as demais áreas projetadas. Estamos satisfeitos", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.