Publicidade
Início Comunicações Mobile Governo lança conta oficial para loja de aplicativos móveis

Governo lança conta oficial para loja de aplicativos móveis

0
Publicidade

Com o objetivo de facilitar a experiência do usuário na obtenção de serviços públicos e informações institucionais, o Governo Federal criou uma conta oficial na loja de aplicativos móveis Google Play. A conta “Governo do Brasil” já possui 40 apps publicados. Dezenas de novos aplicativos devem ser migrados nos próximos meses. Os já disponíveis na loja virtual estão instalados e ativos em cerca de 7 milhões de dispositivos móveis em todo o país, volume que se expandirá à medida que novos forem transferidos.

“Para o cidadão, é a garantia de acesso mais fácil aos serviços e informações disponíveis em apps, além da segurança de realmente estar usando um aplicativo oficial de governo”, destacou o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

A conta única de governo permite a análise estatística e a construção de painéis de inteligência que possibilitarão acompanhar o desempenho dos aplicativos e realizar melhorias de forma mais eficiente, levando em conta as avaliações e comentários dos usuários e o número de downloads. Os órgãos públicos federais terão até 31 de dezembro de 2020 para adequar os apps sob sua responsabilidade e providenciar a migração para a conta “Governo do Brasil”.

O diretor de Experiência do Usuário da Secretaria de Governo Digital, Joelson Vellozo, explica que há mais de cem aplicativos do governo federal que, até hoje, estavam espalhados em diferentes lojas e desenvolvedores, inclusive desconhecidos. “A partir de agora, conseguiremos olhar pra esse conjunto de aplicativos, verificar por que alguns têm pouquíssimos downloads e, futuramente, inclusive avaliar a integração de alguns deles por tema e jornada do usuário, melhorando a experiência do cidadão”, disse.

Atualmente, aplicativos como Meu INSS, CNH Digital, SINE Fácil, Sinesp Cidadão, SNE Denatran, SNE Cidadão e ENEM já estão disponíveis na conta. Um dos próximos a entrar será a ID Estudantil, lançada este mês.

A gestão integrada dos aplicativos móveis atende ao projeto, disposto no Decreto 9.756/2019, de unificação de canais digitais do Governo Federal, que trata com destaque do portal Gov.br. Desde o dia 1º de julho, o registro de novos aplicativos móveis em lojas de apps pelos órgãos da administração pública federal deve passar pela análise de conformidade e autorização da Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile