Empresas brasileiras lideram investimento em dados para tomada de decisões, indica IDC

0

Com um score médio de 52,47, as empresas brasileiras detêm a maior pontuação em pesquisa que avalia como organizações que investem na criação de recursos de dados para insights (Data 2 Insights – D2I) por meio de pipelines de dados e análises modernos. O estudo "Infobrief – Dados como a nova água: a importância de investir em pipelines de dados e análises", foi encomendado pela Qlik, multinacional referência em data analytics, e realizado pela consultoria IDC junto a 1,2 mil líderes de negócios em 11 países.

As organizações foram avaliadas em relação ao seu desempenho nas quatro áreas do pipeline de dados: identificação, coleta, transformação e análise de dados corporativos, com uma escala medida de 0 a 100. Os brasileiros aparecem à frente de indianos (47,39), norte-americanos (46,52), australianos (42,39) e britânicos (40,80), e ficam 17 pontos à frente dos franceses, piores colocados (34,93).

As descobertas geográficas do estudo mostram que existem diferenças importantes na maneira como cada país e região aproveitam os dados. A região das Américas (EUA, Brasil, Canadá) obteve a pontuação média mais alta de 45 pontos, seguida pela APAC (Índia, Cingapura, Japão, Austrália) com 41,8 e EMEA (Reino Unido, França, Alemanha) com 37,8. As Américas estão vendo um aumento acima da média no lucro (19%), enquanto a APAC está vendo uma melhoria na eficiência acima da média (19,7%).

Entre os benefícios dos investimentos, de forma geral, 90% dos líderes responderam que o lucro melhorou, em média, 24%; 88% disseram que a eficiência operacional aumentou, em média, 21%; e 86% apontaram que a receita cresceu, em média, 23%.

Além de receita e lucro, um dos fatores que mais influenciam na pontuação D2I é o aumento na satisfação/lealdade do cliente, essencial para as empresas em um mercado impactado pela pandemia da Covid-19. A média geral de aumento nessa categoria foi de 19,7%, com a Austrália liderando com uma melhoria de 27% e a APAC tendo a maior média de melhoria em 21,5%, seguida pelas Américas em 19,6 e EMEA em 17,3%.

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2020, com diretores, vice-presidentes e c-levels de organizações com mais de 1 mil funcionários de diferentes setores, incluindo educação, finanças, governo, saúde, manufatura, varejo/atacado, transporte, comunicação e serviços públicos. A partir do documento, IDC e Qlik disponibilizam também a ferramenta on-line D2I Data-to-Insight Assessments para que mais empresas possam contribuir continuamente, avaliar pontos fortes e fracos e ter acesso a um conjunto de recomendações para apoiar e concentrar os investimentos estratégicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.