Pesquisa revela que sistemas legados de impressão são uma barreira para transformação digital

0

Um estudo encomendado pela Lexmark ao IDC revela que infraestruturas de impressão desatualizadas são obstáculos à transformação digital no mundo. Apesar de três em cada cinco empresas reconhecerem essa barreira significativa para o sucesso, menos da metade está priorizando investimentos neste setor, o que dificulta o avanço das iniciativas de TI e nuvem com dispositivos mais atuais.

A pesquisa, conduzida durante a pandemia Covid-19 com profissionais de TI de sete países*, identificou também que 79%, ou quatro em cada cinco das empresas respondentes, estão investindo em infraestrutura em nuvem como parte de suas iniciativas de transformação digital. Porém, 57% delas dizem que a infraestrutura de impressão já existente está impactando negativamente a estratégia de migração para a nuvem.

O levantamento Serviços de infraestrutura de impressão de última geração: Aproveitando a nuvem e a IoT para acelerar sua estratégia de transformação digital (Next-Gen Print Infrastructure Services: Leveraging Cloud and IoT to Acceler Your Digital Transformation Strategy, em inglês), segue o Guia de Gastos de Transformação Digital Mundial da IDC, que prevê que os investimentos em tecnologia de transformação e serviços digitais crescerão 10,4% em 2020, alcançando a marca de 1,3 trilhão de dólares globalmente este ano.

"Esta pesquisa destaca a importância de considerar uma infraestrutura de impressão em nuvem como uma iniciativa estratégica de TI", disse Matt Dollus, vice-presidente de Marketing Global e Portfólio de IoT da Lexmark. "Empresas estabelecidas em todos os setores estão sob pressão para se transformar em organizações que priorizam o digital. Com a pandemia Covid-19 expondo as lacunas e pontos fracos na infraestrutura de TI, muitos estão lutando para não levar a impressão com eles em sua jornada de transformação digital."

Desafios da transformação

Quase metade dos profissionais entrevistados relatou desafios em integrar a TI atual a novas infraestruturas e atualizar ou substituir processos de negócios já existentes; sendo que 60% tiveram os orçamentos de transformação digital extrapolados ??e 54% enfrentaram atrasos e prazos de projeto prolongados.

O estudo aponta ainda uma profunda diferença entre os países. No Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, 67% dos profissionais têm desafios de integração de novas tecnologias, comparado com 20% dos profissionais do Brasil. Isso, provavelmente, por conta da complexidade dos negócios nos mercados mais desenvolvidos.

Embora os volumes de impressão tenham diminuído ao longo dos anos com a digitalização de documentos, pouco mais da metade de todos os processos de trabalho essenciais ainda demandam significativamente este serviço, de acordo com o estudo¹. Como tal, as organizações precisarão continuar fornecendo a capacidade de imprimir como um serviço de TI.

Problema com a impressão

Em geral, gerenciar a infraestrutura de TI continua sendo um desafio, com a maioria dos respondentes expressando preocupações semelhantes quando se trata de impressão, incluindo:

– Garantir a segurança da infraestrutura e dispositivos de impressão (81%)

– A carga de TI associada ao gerenciamento de impressão e servidores de impressão (81%)

– Gestão de estoque (81%), juntamente com a falta de visibilidade dos gastos (80%)

– Obsolescência da tecnologia e dificuldade em atualizar ou substituir os hardwares de impressões antigos (79%)

Solução simples

"A IDC acredita que é hora de as organizações começarem a pensar sobre a impressão de forma mais estratégica – visando a migração para nuvem e com processos de arquivamento de documentos mais simples", disse Robert Palmer, vice-presidente de Pesquisa, Soluções de imagem, Impressão e Documentos na IDC Research.

Vemos como tendência entre os líderes de TI a propensão de adotar modelos as-a-service (70%) do que em financiar novas estruturas (22%) em seus planos de negócios. Já grande parte dos profissionais (94%) concordam que a Internet das Coisas (IoT) tem potencial para melhorar o gerenciamento de suas estruturas de impressão.

"Os líderes de TI reconhecem os benefícios da nuvem e da IoT", acrescentou Dollus. "Oferecer impressão como um produto de Internet da Coisas irá acelerar a agilidade dos negócios e simplificar o gerenciamento e aquisição de TI, enquanto melhora a experiência do usuário para os clientes. A infraestrutura de impressão em nuvem como serviço fornece acesso a uma estrutura de impressão moderna e segura que pode fornecer uma base para futuras iniciativas de transformação digital." 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.