Vivo torna seu programa Lean6Sigma acessível a colaboradores com deficiência

0

Em setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, tema relevante que integra o Programa de Diversidade na Vivo. Como parte do compromisso com a inclusão, a Vivo já adaptou todo o curso de capacitação Yellow Belt, do Programa Lean6Sigma, tornando-o acessível para os colaboradores com limitações variadas. O programa faz parte do modelo de formação inclusiva e desenvolve habilidades únicas, como a identificação e a solução de problemas, além da melhoria contínua dos processos da companhia de forma estruturada e eficiente.

Para que a acessibilidade fosse possível, a Vivo adaptou todo o material didático, que passou a contar com tradução em Libras e legenda em vídeos. Também foi feito um trabalho de transcrição de slides para que o material usado no curso pudesse ser melhor lido pelo software para colaboradores com deficiência visual. Além disso, foi realizado um treinamento dos instrutores, que ministram as aulas e dos coaches, que auxiliam no desenvolvimento dos projetos de certificação, com o intuito de aprimorar acessibilidade atitudinal, ou seja, atitudes acessíveis, favorecendo a inclusão.

"Queremos que, aqui na Vivo, todo mundo seja protagonista de sua carreira. Por isso, nos preocupamos em promover a inclusão genuína, garantindo a oportunidade de capacitação dos nossos colaboradores com deficiência. Um dos caminhos a ser trilhado para quem busca se desenvolver é o do nosso treinamento Yellow Belt, muito reconhecido no mercado, um dos melhores do Brasil", destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.

Ao todo, o curso tem oito horas de capacitação e, após esse período, os participantes têm mentorias com coaches que os acompanham até a entrega do projeto para a certificação Yellow Belt na Vivo. Durante a pandemia, todas as capacitações Lean6Sigma também foram adaptadas e estão sendo realizadas on-line, em formato de salas virtuais, que viabilizam o processo de aprendizado.

Diversidade e inclusão na Vivo

Em 2018, a empresa lançou o Programa Vivo Diversidade, pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e PcD, para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo. Além de colocar em prática ações afirmativas, a empresa acredita que o tema diversidade precisa ser abordado com frequência e profundidade, em diferentes fóruns, a fim de reforçar o compromisso e posicionamento da companhia. Pensando nisso, a empresa criou a jornada anual Vivo Diversidade, com 12 temas que serão discutidos nos próximos meses com toda a empresa. Cada assunto será acompanhado do lançamento de uma nova política ou benefício. Em setembro, o tema é o autismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.