Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) 50 empresas brasileiras de telecomunicação sofreram ataques digitais em apenas uma hora,...

50 empresas brasileiras de telecomunicação sofreram ataques digitais em apenas uma hora, diz estudo

1
Publicidade

Os ciberataques estão crescendo e se tornando cada vez mais perigosos aos usuários – e rentáveis aos hackers. No Brasil, durante o primeiro semestre de 2021, 50 empresas de telecomunicação foram atacadas durante uma hora com espaçamento entre um e três minutos (crescimento de +16.17%).

O crescimento foi constatado no estudo NETSCOUT Threat Intelligence Report de setembro deste ano, preparado pela multinacional de soluções para segurança. O período foi marcado por 5.351.930 ciberataques mundiais, representando alta de 11% com duração média de 50 minutos (+31%) cada, além da detecção de sete novos arquétipos de ataque de negação de serviço (DDoS).

“E, infelizmente, isso não é privilégio de países estrangeiros. O Brasil está no epicentro do furacão! Muitas empresas locais tiveram seus serviços afetados por indisponibilidade ou mesmo por campanhas de ransomware. Anos atrás, o País estava emergindo lentamente como um alvo de ataques; hoje estamos entre os BIG 5 e, em ambas as direções, seja sendo o alvo ou gerando / amplificando ataques de botnets locais”, afirma Geraldo Guazzelli, diretor da NETSCOUT Brasil.

Dentre os principais alvos, estão empresas de telecomunicação que usam tecnologia de cabeamento ou nuvem, processadores e hospedeiros de dados. Grande parte dessas investidas visam a extorsão de dados como as campanhas Lazarus Bear Armada (LBA) e Fancy Lazarus.

“O investimento em cibersegurança para a indústria 4.0 é, na realidade, uma questão de sobrevivência. Sem um sistema de segurança eficiente, essas organizações ficam demasiadamente expostas a ataques cibernéticos de todos os tipos. Isso acaba comprometendo a produtividade e eficiência nos negócios”, completa Marcos Simplício Junior, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Somente na América Latina, o número chegou a 555,039 ciberataques, representando alta de 39% em relação aos dados constatados no relatório Threat Intelligence Report de 2020.Os sistemas Windows 7/8 e Linux foram os mais afetados por botnets, como Gagyt e Mirai.

“Não podemos esquecer de evidenciar a vulnerabilidade a ataques para quaisquer dispositivos conectados à internet (IOTs). Não importa de onde ou para onde você olha, o cenário está ficando sempre e ainda mais complexo de como os hackers agem e constroem os ataques. O velho ditado dos 3Ps (ou PPPs) está mais atual do que nunca!?O usual desenvolvimento e aprimoramento da tríade de pessoas, processos e produtos é extremamente necessário para garantir um nível mínimo de segurança e visibilidade de todos os eventos que ocorrem nas redes”, finaliza Guazzelli.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile