Publicidade
Início Blogueria Cinco tendências em cloud que você precisa conhecer

Cinco tendências em cloud que você precisa conhecer

0
Publicidade

Não faz nem 15 anos que a expressão “computação em nuvem” começou a fazer parte das discussões e profissionais da área de TI dos mais diversos segmentos. Mas o que se viu depois disso foi uma transformação incessante, com novos produtos, serviços e modelos de negócios surgindo, substituindo e atualizando continuamente as soluções de tecnologia existentes em nossas vidas.

Se hoje conseguimos migrar grande parte de nossas atividades para o smartphone é por causa da evolução da cloud computing. Contudo, todo esse crescimento carrega um ônus: a área vive em constante mutação, e o que serve hoje pode amanhã não ser mais a melhor alternativa. Por conta disso, é preciso conhecer as principais tendências que surgem dia após dia. Confira as principais novidades esperadas nesse segmento:

1 – Nuvem híbrida em alta

Existem os serviços de nuvem pública, em que os provedores têm seus próprios servidores e alocam seus clientes neles, e os de nuvem privada, em que a empresa contrata um serviço apenas para ela. Agora, existe também o modelo de nuvem híbrida, que cresceu nos últimos anos e deve se consolidar no futuro. No Brasil, ainda que 83% das corporações contem com seus próprios datacenters, há uma transição para nuvem híbrida, uma vez que 59% utilizam algum tipo de nuvem, segundo pesquisa da consultoria IDC para a IBM. As principais vantagens incluem a personalização do serviço de acordo com as reais necessidades da organização, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

2 – Monitoramento contínuo

O avanço da cloud computing provoca uma verdadeira revolução tecnológica. Hoje, é impensável imaginar o ambiente corporativo sem as soluções desenvolvidas na nuvem, principalmente em um cenário de home office causado pela pandemia de covid-19. A questão é que o grande volume de dados que passou a trafegar nessas ferramentas exige maiores cuidados. Por isso, soluções que fazem monitoramento contínuo na nuvem da empresa revelam-se essenciais por protegerem as informações de possíveis cibercriminosos e para identificar possíveis falhas e pontos de melhoria em todos os processos.

3 – Entretenimento as a service 

Quem disser que não consumiu algum entretenimento digital em 2020 certamente fará parte de uma minoria. Seja jogos de videogame, seja lives em redes sociais ou séries no seu streaming favorito, esse mercado está em alta graças ao avanço da nuvem. Serviços por assinatura estão cada vez mais comuns, não apenas em músicas e vídeos, mas entre jogos eletrônicos no computador, smartphone e consoles tradicionais de videogame. Com a nuvem, a proposta é oferecer um “lazer seguro” no conforto da casa. Não à toa, gigantes da tecnologia estão pouco a pouco entrando nesse mercado cada vez mais rentável.

4 – Nuvem (cada vez mais) distribuída

O modelo de nuvem híbrida está em alta, mas, para a consultoria Gartner, a proposta de nuvem distribuída é uma das principais tendências para o futuro. Em resumo, compreende serviços que são distribuídos em diferentes locais físicos, mas o gerenciamento continua sendo responsabilidade do provedor de nuvem pública. Qual a vantagem? Com a proximidade geográfica desses serviços, o tempo de latência é menor, possibilitando a redução de custos e auxiliando na garantia de conformidade com a legislação vigente no local em que está inserido.

5 – Internet do comportamento

Você certamente já ouviu a expressão “internet das coisas”. Mas e o conceito de “internet do comportamento”? Pois é, segundo o Gartner, essa proposta é mais uma tendência esperada. IoB (sigla em inglês para internet of behaviours) refere-se ao uso de dados para guiar e até mudar o comportamento humano. Isso é possível graças a soluções em nuvem capazes de coletar informações importantes sobre as pessoas e, principalmente, de oferecer a elas aquilo que desejam e precisam. O segredo é a capacidade de cruzar diferentes fontes de informação para ter uma visão mais completa do usuário.

São temas que certamente irão pautar o investimento de tecnologia nos próximos meses e anos. A marca de dois anos da pandemia de covid-19, por exemplo, reforça a importância que as soluções em cloud passaram a ter em nossas vidas. Sem elas, para muitos seria praticamente impossível trabalhar, socializar e se divertir digitalmente em meio ao caos do Brasil e do mundo. Dessa forma, estar por dentro de todas as novidades mostra que a empresa está sempre apta a oferecer a melhor experiência a seus clientes e parceiros.

Marcos Farias,  CEO e sócio-fundador da Ark1.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile