Nokia e Flex combinam 5G SA privado sem fio para soluções de manufatura 4.0

0

A Nokia anunciou uma colaboração com a Flex Brazil para implantar redes sem fio privadas 5G SA em suas instalações de fabricação no Brasil . Os casos de uso inicial se concentrarão no aumento de aplicativos sem fio e na exploração do potencial do 5G para conectividade confiável, transferências massivas de dados operacionais e maior flexibilidade de layout no chão de fábrica. A Nokia Digital Automation Cloud (Nokia DAC) fornecerá o serviço privado sem fio sob demanda, bem como computação MX Industrial Edge e aplicativos de habilitação digital.

A colaboração reflete o objetivo de longo prazo de ambas as empresas de introduzir soluções inovadoras da Indústria 4.0 na cadeia de suprimentos e nas verticais de manufatura, para tornar as operações mais ágeis e econômicas com a tecnologia 5G, tornando-se um farol para outras empresas interessadas em seguir essa jornada.

A Flex, uma empresa multinacional de eletrônicos com mais de 100 locais em todo o mundo, fornece tecnologias inovadoras que desempenham um papel fundamental nas operações de fabricação e cadeia de suprimentos. Líder na Indústria 4.0, eles entregam a seus vários clientes globais usando tecnologias já atuais, como simulação avançada, automação e robótica, análise, IoT e manufatura aditiva (impressão 3D). O wireless privado é visto como o principal facilitador para aumentar a competitividade ligada à transformação digital, resultando em maior eficiência, agilidade e sustentabilidade.

Oferecido como serviço, o Nokia DAC combina conectividade de rede de nível industrial plug-and-play 4.9G/LTE e 5G com computação de borda no local para fornecer gerenciamento e processamento de dados para oferecer suporte a aplicativos em tempo real para fabricação inteligente, previsão manutenção, operações remotas e muitas outras aplicações.

O Nokia Network Digital Twin cria um gêmeo digital da rede 5G privada e seus dispositivos conectados. Isso permite que a Flex monitore as operações da rede em tempo real e preveja as necessidades de manutenção e o tempo de inatividade potencial com antecedência, reduzindo as interrupções na produção e tornando suas fábricas mais eficientes e produtivas no futuro. As inovações do Nokia Bell Labs com foco em novos aplicativos de rede serão experimentadas no Flex para permitir novos casos de uso de rede determinística para linhas de produção reconfiguráveis.

Marcelo Marcomini, Executivo da Indústria 4.0 da Flex Brasil, disse "que com a colaboração com a Nokia para se juntar a nós nesta jornada para expandir o escopo de nossas soluções, integrando a experiência sem fio privada 5G da Nokia para melhorar a eficiência de nossas operações atuais e nos preparar para o futuro de fabricação ao mesmo tempo".

Marcelo Entreconti, Head of Enterprise para a América Latina da Nokia, afirmou que "a parceria alavancará nossa força em redes avançadas e comunicações de missão crítica com a longa experiência da Flex em fabricação e inovação da cadeia de suprimentos. Juntos, exploraremos o poder da Indústria 4.0 para transformar a forma como fabricamos e distribuímos bens neste novo mundo digital."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.