A crise financeira mundial e o aumento da concorrência pesaram contra os resultados da Nokia, que registrou lucro e vendas menores do que o esperado no seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 30 de setembro. O lucro líquido da companhia finlandesa teve uma redução de 43,7%, de 1,087 bilhão de euros, ante 1,563 bilhão de euros no mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, o volume de negócios declinou 5,1%, para 12,2 bilhões de euros.
Com isso, a Nokia, apesar de ter mantido a liderança no mercado de celular, viu seu market share cair para 38% no primeiro trimestre do ano, ante 39% no mesmo período de 2007 e 40% no trimestre anterior.
Se o valor final das vendas de aparelhos apresentou queda em volume, a Nokia fechou o terceiro trimestre com crescimento de 5% ante igual período do ano passado, chegando a 112,8 milhões de unidades, porém número 3% inferior ao do segundo trimestre.
Apesar de ter registrado uma venda mais fraca na Europa Ocidental e na América do Norte, os mercados emergentes continuaram demonstrando grande demanda, equilibrando os resultados.
A expectativa da Nokia é de encerrar 2008 com cerca de 1,26 bilhão de aparelhos vendidos, o que representaria um crescimento aproximado de 10,5% em relação ao resultado de 2007, quando colocou no mercado 1,14 bilhão de unidades de seus celulares.