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Totvs gasta quase R$ 1 bilhão em aquisições em três anos para reforçar estratégia de segmentação

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O varejo é considerado pela Totvs um dos mercados mais promissores atualmente. E a importância que o setor ganhou no plano estratégico da fabricante brasileira de software de gestão empresarial (ERP) pode ser medida pelo volume de investimentos para a compra de empresas que fornecem softwares e soluções para esse segmento.

Somente nos três últimos anos, a Totvs adquiriu ou investiu em 14 empresas, num total de mais de R$ 300 milhões, dos quais R$ 80 milhões foram gastos apenas na compra de duas empresas — a RMS, que desenvolve sistemas para o setor de varejo, e a Virtual Age, que comercializa tecnologia para empresas varejistas. A última cartada da empresa, anunciada em agosto passado, foi a compra da Bematech, fornecedora de soluções de tecnologia para o varejo e setor hoteleiro, numa transação avaliada em R$ 550 milhões.

As aquisições, na realidade, são parte de uma estratégia que começou a ganhar maior relevância dentro da Totvs há cerca de quatro anos: a atuação segmentada por meio de ofertas específicas de softwares para determinados setores da indústria, complementada com a compra de empresas. No caso da RMS, o principal motivador foi a especialização da fornecedora no segmento de supermercados.

“Hoje, o que o cliente espera de um provedor de tecnologia não é apenas mais um produto, e sim uma solução que resolva um problema específico que ele enfrenta, no setor de especialização em que opera, pois o hospital é diferente do varejo, que é diferente da indústria”, afirma Gilsinei Hansen, vice-presidente de Sistemas e Segmentos da Totvs, ao acrescentar que a entrega de ERP no mercado brasileiro hoje ainda é feita com base numa abordagem de produto bastante horizontal.

O executivo diz que para evoluir na segmentação e agregar valor aos produtos é preciso juntar software, consultoria, implementação e conhecimento sobre o negócio do cliente. “As empresas também estão investindo na segmentação, por isso o fornecedor de tecnologia precisa entregar soluções com esse perfil”, afirma Hansen.

A estratégia de aquisições da Totvs, segundo ele, é complementar o portfólio com soluções que possibilitem agregar tecnologia e acelerar inovação ao seu leque de ofertas em cada um dos segmentos de atuação. “Nós não tínhamos soluções voltadas à área de vestuário, por exemplo. Por isso, no ano passado adquirimos a Virtual Age.”

Hansen diz que, com a aquisição, a Virtual Age homologou a solução de e-commerce da Ciashop — adquirida pela Totvs em 2013 — para oferecer aos clientes uma plataforma de vendas online. Ou seja, com a homologação, a Virtual Age passou a ofertar à sua base de mais de 500 clientes uma plataforma de vendas online integrada ao ERP da Totvs.

Outro exemplo citado por ele é a Neolog, desenvolvedora de software para o mercado de logística e gerenciamento de suprimentos, da qual a Totvs adquiriu 60% do capital social em fevereiro deste ano, por R$ 15,5 milhões, com o objetivo de complementar o portfólio voltado a clientes dos mais diversos segmentos com necessidades de otimização de seus recursos logísticos.

Cada uma das empresas adquiridas, ressalta Hansen, foi analisada e teve como objetivo agregar tecnologia ao leque de ofertas da Totvs e acelerar a inovação, além dos benefícios obtidos com a expertise das empresas nos mercados em que atuam e todo o conhecimento de seus profissionais. “Precisamos estar um passo à frente de nossos clientes. Trabalhamos e investimos para oferecer produtos e serviços cada vez mais adequados ao core business de cada um deles. A tecnologia só faz sentido no dia a dia das empresas se for usada para trazer soluções aos problemas e crescimento”, finaliza.

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