Publicidade
Início Comunicações Mobile Uber obtém autorização da Justiça para operar no Reino Unido

Uber obtém autorização da Justiça para operar no Reino Unido

0
Publicidade

O aplicativo de caronas Uber, que viabiliza corridas particulares unindo motoristas autônomos e passageiros, obteve nesta sexta-feira, 16, uma vitória na Justiça britânica, que decidiu que o software da empresa é legal. A Suprema Corte do Reino Unido deveria decidir se o aplicativo funcionava como os taxímetros tradicionais, no momento de estabelecer a tarifa da corrida, porque no caso afirmativo isso se configuraria como concorrência desleal com os famosos táxis pretos de Londres.

O juiz Duncan Ouseley decidiu que os serviços do Uber continuam a funcionar em Londres, um dos maiores mercados internacionais da empresa. Em seu parecer, o juiz disse que o app para smartphone do Uber não opera como um taxímetro tradicional, porque os serviços da empresa têm como base dados geoespaciais e outras tecnologias fora dos automóveis para calcular o custo de cada viagem.

Pela lei britânica, o uso de taxímetros estão autorizados apenas para os táxis pretos de Londres. A lei, em vigor há quase 20 anos, define um taxímetro como um dispositivo que calcula um registro com base no tempo e distância de cada viagem.

Apesar da vitória, o Uber deve enfrentar mais dificuldades no futuro próximo devido a propostas que sugerem que a Prefeitura de Londres imponha restrições significativas sobre como ele e outros serviços de transporte particular operam na capital britânica. As novas restrições ainda estão sendo elaboradas pelas autoridades de transporte de Londres e visam oferecer uma vantagem aos táxis pretos.

Entre as propostas há também a que exige que os motoristas do Uber passem por um teste de leitura de mapa e que a empresa aceite reservas com até uma semana de antecedência. Ao contrário dos serviços de táxi tradicionais, o Uber não permite reservas antecipadas, pois a empresa diz que isso é crucial para manter o serviço e os motoristas com uma programação flexível, adequada às necessidades de operar em tempo real.

Apesar das incertezas jurídicas, o Uber comemorou a decisão da Justiça, dizendo que ela permitirá que a empresa continue operando sem impedimentos em Londres. A associação dos taxistas, que representa os táxis pretos de Londres, disse que vai recorrer da decisão. Com informações de agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile