Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Após oito meses, deflação desacelera no e-commerce em setembro

Após oito meses, deflação desacelera no e-commerce em setembro

0
Publicidade

O Índice FIPE Buscapé, que monitora os preços do comércio eletrônico brasileiro há 80 meses, aponta recuo de 4,64% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2016. De acordo com a série histórica, trata-se da primeira desaceleração da deflação desde fevereiro de 2017.  Em relação a agosto, os preços mantiveram-se praticamente estáveis, com ligeira queda de 0,04%.

Dos dez grupos monitorados pelo índice FIPE Buscapé, seis apresentaram redução em agosto. São elas: telefonia (-16,48%), fotografia (-7,78%), moda e acessórios, (-5,44%), eletrônicos (-2,50%), informática (-2,50%), esporte e lazer (-0,98%). Na contramão, brinquedos e games (5,73%), eletrodomésticos (1,64%), cosméticos e perfumaria (1,63%), casa e decoração (0,68%) registraram inflação.

“A deflação no e-commerce desacelerou em setembro, mas é importante ressaltar que os preços estão registrando quedas há dez meses consecutivos, e vislumbramos a manutenção dessa tendência para os próximos meses, se não houver nenhuma surpresa negativa no cenário político e econômico”, afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

Preços gerais

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em setembro, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -4,6% em relação aos preços gerais da economia. A diferença, que era em média de -7,5% nos últimos seis meses, foi sensivelmente reduzida em setembro de 2017, indicando tendência de convergência dos índices anuais.

Série histórica de 80 meses do Índice FIPE Buscapé

Sobre o índice FIPE Buscapé

O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce do país. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile