Publicidade
Início Notícias Negócios Pesquisa mostra que sistemas legados dificultam adoção da nuvem

Pesquisa mostra que sistemas legados dificultam adoção da nuvem

0
Publicidade

A Riverbed Technology divulgou os resultados da pesquisa  “Riverbed Future of Networking Global Survey 2017“,  que explora o impacto tanto da infraestrutura herdada como das redes da próxima geração na adoção da nuvem e na transformação digital.

A pesquisa global, que inclui respostas de 1.000 tomadores de decisão de TI em nove países, revelou um nível incrível de concordância com relação à percepção de como as infraestruturas herdadas estão impedindo a adoção da nuvem e estratégias digitais. Quase todos os entrevistados (97%) concordam que a infraestrutura de rede herdada terá dificuldade em acompanhar as mudanças das demandas da nuvem e das redes híbridas. Por outro lado, 91% dos entrevistados afirmam que a estratégia em nuvem da sua organização só atingirá todo seu potencial com uma rede de próxima geração, e 98% concordam que uma rede de próxima geração é fundamental para atender às necessidades de seus negócios e usuários finais.

A pesquisa também encontrou uma oportunidade na adoção de tecnologia de próxima geração tais como a SD-WAN (software-defined wide area networking) que acelera a adoção de nuvem e a transformação digital. Dos decisores da área de TI pesquisados, 93% planejam migrar para SD-WAN nos próximos quatro anos.

“Os resultados dessa pesquisa revelam a tremenda pressão que os decisores de TI têm para executar suas estratégias de nuvem, alcançar a transformação digital e acompanhar a velocidade da inovação que é a norma nos mercados hipercompetitivos de hoje”, disse Jerry M. Kennelly, co-fundador e CEO da Riverbed Technology. “Foi quase unânime que, para ter uma estratégia de nuvem bem-sucedida, as organizações devem adotar imediatamente a rede definida pelo software de próxima geração para apoiá-las. A Riverbed está dedicada a garantir que esta transformação seja bem-sucedida e que as organizações possam alcançar a agilidade operacional necessária para prosperar através do uso de SD-WAN para redes em nuvem “.

Redes herdadas são barreiras à nuvem

Atualmente, as frustrações no desempenho experimentadas pelas empresas são evidentes, já que 58% relataram que eles experimentam problemas de rede relacionados à nuvem causados especificamente por sua infraestrutura legada algumas vezes por mês, ou mais; e 93% disseram que afeta seus negócios pelo menos uma vez ao mês. Infelizmente, 85% desses mesmos tomadores de decisão dizem que ainda estão longe de alcançar o potencial total da transformação digital, devido em parte à sua infraestrutura herdada.

A modalidade (SD-WAN) é um ponto entre a realização e a implantação real e atende a empresas de todos os segmentos, tais como financeiro, manufatura, varejo, energia e serviços públicos, comunicações e mídia e serviços de TI, e podem ameaçar suas posições competitivas em seus respectivos mercados. As redes herdadas enfrenta desafios para suportar aplicações e cargas de trabalho centradas na nuvem e é vista como um verdadeiro bloqueio para o sucesso da nuvem, afetando o fornecimento de visibilidade de ponta a ponta do seu desempenho. 69% dos entrevistados declararam que a infraestrutura de rede herdada e a falta de visibilidade na nuvem estão limitando o desenvolvimento do potencial da sua estratégia em nuvem.

A pesquisa também descobriu que os tomadores de decisão não gostam de lidar com as limitações das suas redes legadas existentes, e que estarão dispostos a sacrificar muito se isto significasse que suas equipes não precisarão passar tanto tempo na rede para atindir o nível adequado de desempenho. De fato, 54% suportariam um trajeto mais longo para o trabalho; 53% tomariam intervalos de almoço mais curtos; 51% escreveriam a mão toda a correspondência de e-mail; e 42% realmente parariam de beber café.

As empresas estão lutando com redes herdadas que não são adequadas para atender às demandas das aplicações baseadas em nuvem e as cargas de trabalho atuais. Simplificando, as redes legadas são disfuncionais para o negócio.

Redes de próxima geração

Os tomadores de decisão possuem alta compreensão da relevância de saber como enfrentar seus desafios de negócios e digitais. Na medida em que as organizações estão se voltando para uma estratégia centrada na nuvem ou estão em processo de aplicá-la, existe uma diferença importante entre o que a infraestrutura atualizada em hardware atua e o que eles precisam para obter os benefícios da nuvem.

Na pesquisa, 57% dos entrevistados reconhecem que alcançar a agilidade operacional é fundamental para o sucesso de uma empresa moderna, e as redes de próxima geração, bem como a tecnologia para apoiá-las, são fundamentais para atingir esse objetivo. Outros fatores principais que impulsionam a mudança para a próxima geração de tecnologia de rede:

  • 56% – realizando com sucesso iniciativas de transformação digital
  • 55% – movimento estratégico para a nuvem e redes híbridas
  • 51% – crescente demanda por mobilidade
  • 51% – aumento das expectativas dos clientes e dos usuários finais
  • 45% – suporte para dispositivos IoT

Embora exista um gap atual na adoção da tecnologia de próxima geração para suportar a transformação da nuvem e digital, esta situação está mudando rapidamente. Dos entrevistados, 98% concordam que dentro de dois anos a tecnologia SD-WAN será um ponto crítico nas redes de próxima geração para gerenciar nuvem e ambiente híbrido. E enquanto só 4% dos entrevistados estão atualmente se beneficiando da SD-WAN hoje, dentro de dois anos, 52% planejam migrar para SD-WAN e 93% dentro de quatro anos.

Os tomadores de decisão globais de TI vêem uma variedade de benefícios da SD-WAN, cada ranking é bastante próximo:

  • Aumentar o desempenho da aplicação (44%)
  • Automação de rede e capacidade de priorizar aplicações (44%)
  • Conectividade unificada na rede (43%)
  • Visibilidade e monitoramento da rede (42%)
  • Simplicidade / facilidade de gestão (42%)
  • Maior segurança de rede (42%)
  • Integração com otimização WAN (40%)
  • Conectividade da nuvem instantânea com AWS e Azure (39%)
  • Redução de custos (38%)

De acordo com os tomadores de decisão de TI, atualizar redes legadas e fixar redes de próxima geração com tecnologia como a SD-WAN terá muitos resultados positivos para as empresas, incluindo alguns como: maior eficiência devido ao melhor uso da largura de banda (48%); aumento da produtividade (47%); maiores oportunidades de expansão (46%); aumento da receita (45%); maior agilidade (44%); e melhoria em iniciativas digitais (44%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile