O impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho preocupa quase 40% dos profissionais. Uma pesquisa recente realizada pela Jitterbit, em parceria com a Censuswide, com mais de mil trabalhadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, revela, no entanto, que 61% vê a IA como uma oportunidade para aprimorar suas habilidades profissionais.
Destes, 96% acreditam que a IA pode melhorar suas funções no trabalho, eliminando tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais estratégicas e criativas. Lucas Felisberto, Vice-Presidente de Vendas & CS da Jitterbit, defende que, noo Brasil, é possível usar a IA para impulsionar a produtividade e a inovação, especialmente em mercados emergentes.
Adicionalmente, a pesquisa destaca que 61% dos colaboradores não demonstram preocupação com a IA substituir as funções humanas, o que reflete uma compreensão crescente de que a IA atua como uma ferramenta complementar aos esforços humanos.
Além disso, a pesquisa mostra que a automação de tarefas rotineiras está se concretizando com a popularização da IA generativa. Entre os principais benefícios esperados pelos trabalhadores, 46% destacam a redução do tempo gasto na coleta de informações de sistemas e aplicativos de trabalho, enquanto 33% esperam que a IA aumente o tempo dedicado a atividades mais reflexivas e de maior valor.