Ford incentiva startups europeias de aplicativos de carona, navegação e podscasts

0

Uma ideia inovadora desenvolvida pela start-up Zify, da França, está entre os três aplicativos vencedores do desafio da Ford 'Make It Driveable Applink', que apoia iniciativas para melhorar o deslocamento de pessoas no futuro por meio do seu sistema multimídia SYNC. O app da Zify pode transformar o trajeto diário dos motoristas em uma renda extra e ainda ajudá-los a fazer novos amigos. O objetivo é ocupar os assentos vazios do carro conectando condutores e passageiros de acordo com o local onde estão e sua rota, além de poder reunir pessoas que tenham afinidades.

Outros aplicativos selecionados foram o Acast, que oferece a transmissão de podcasts personalizados de acordo com o trajeto do motorista, seus interesses e o horário da viagem, e a RouteValet, que reúne transporte multimodal público e privado em um único app de planejamento de rota. Cada uma das empresas recebeu 10 mil euros e a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Ford.

"Para as cidades conectadas do futuro, nós precisamos de veículos mais inteligentes e esses três apps vencedores podem simplificar nossos trajetos, tornando-os mais agradáveis e permitindo que os motoristas tenham uma renda extra ao longo do caminho que habitualmente fazem", afirmou Abraham Philip, gerente de Veículos e Serviços Conectados da Ford Europa, durante a cerimônia de premiação no Salão Gustav Eiffel, na Torre Eiffel, em Paris.

O sistema de conectividade SYNC possibilita aos motoristas controlarem os aplicativos de smartphones por comando de voz e acessá-los usando a tela sensível ao toque. Para o desafio, a Ford recebeu mais de 70 inscrições de start-ups europeias de mobilidade, telemática, estacionamento, produtividade e entretenimento. Vinte delas foram selecionadas e já oferecem aplicações e soluções de mercado, com potencial de serem incorporadas aos veículos Ford.

Mentores apoiaram as equipes, que testaram os apps usando o hardware da Ford e apresentaram suas ideias diretamente aos consumidores da marca na França e outros países da Europa. As informações levantadas serão usadas pela empresa para entender que aplicativos os clientes desejam para o futuro e serão compartilhadas com as start-ups. O app de carona da Zify, que já é o maior do segmento na Índia, inicialmente combina as pessoas de acordo com seus trajetos, mas também pode juntar os que gostam de conversar, preferem ficar em silêncio ou ouvir música, por exemplo.

"As pessoas querem aplicativos e serviços que permitam a condução mais eficiente e prazerosa e é isso que estamos tentando fazer com essa nova abordagem em relação às caronas. Mal podemos esperar para trabalhar com a Ford para que essa ideia se torne realidade aqui na Europa", disse Anurag Rathor, CEO da Zify.

A Ford já fez desafios de aplicativos e mobilidade em Berlim, Dublin, Tel Aviv e São Paulo e fornece software e tecnologia para desenvolvedores de aplicativos por meio do Programa de Desenvolvedores SYNC AppLink, com mais de 15 mil usuários cadastrados. O Software Emulador do SYNC, gratuito, permite aos desenvolvedores criar e testar a compatilbilidade de apps com o sistema de conectividade da companhia sem a necessidade de ter acesso a um veículo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.