Grupo Eletrobras finaliza a implementação de SAP em dez empresas e unifica gestão

0

As dez empresas do Grupo Eletrobras tiveram seus sistemas de gestão unificados com a implementação do ERP da SAP. Além da economia anual com a redução de licenças de softwares, o grupo obteve uma visão única do negócio, resultando em melhorias na operação e ganhos em eficiência. O projeto, denominado ProERP, foi executado pela Engineering Brasil, companhia global de TI, que executou a implementação em 31 meses, tendo a conclusão da última fase ocorrido em janeiro de 2020.

Ao todo, atuaram no projeto cerca de mil profissionais entre companhia de TI e empresas do Grupo Eletrobras, entre elas Eletrobras, Furnas, Eletronorte, Eletronuclear e CGTEE, que utilizaram seus processos como base para a construção do sistema ERP único e padronizado do Grupo Eletrobras, pois já utilizavam a tecnologia SAP, e Chesf, CGT Eletrosul, Amazonas GT, Cepel e Eletropar, que migraram seus sistemas para o ERP alemão.

"Nossos objetivos eram otimizar a utilização e alocação de recursos internos, coordenar as políticas e as práticas do Grupo Eletrobras, além de padronizar os processos de suporte das empresas da holding, o que, consequentemente, aumentou a transparência e a visibilidade dos processos em função da disponibilização das informações sobre a evolução dos negócios", explica Martim Tuma, diretor de operações SAP da Engineering Brasil.

O Grupo Eletrobras é responsável por 30% da capacidade nacional de geração de energia e por 45% do total de linhas de transmissão de alta tensão, o que significa 71 mil quilômetros de linhas – quase uma volta e meia ao redor do planeta Terra, e equivale a cerca de 1,5 milhão itens de ativos, que, com o ProERP, são gerenciados num sistema único.

A unificação trouxe maior agilidade nas tomadas de decisão, melhoria da eficiência operacional, o que passou a garantir a confiabilidade do registro das informações, dos processos de negócio das empresas e dos trâmites com os órgãos e as agências reguladoras.

Ainda nesse âmbito, há as padronizações das manutenções preventivas e corretivas com a obtenção da visão da gestão de ativos, trazendo eficiência operacional e uma correta alocação dos custos de todo o grupo. Além disso, os ganhos obtidos com o controle do processo de manutenção elevaram a aderência às normas, manuais e regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Já em relação aos recursos humanos, com a adoção do SAP HCM (Human Capital Management) foi possível obter uma gestão mais eficiente deste macroprocesso, o que envolve a folha de pagamento, avaliação de desempenho, gestão de conhecimento, entre outros benefícios.

Atualmente, a companhia de TI está apoiando o grupo no desenvolvimento de melhorias e subprojetos e, também, no fornecimento de serviços de operação assistida (AMS, do inglês Application Management Services). Esse último é operado num regime de atendimento de 72 horas semanais. Entre abril de 2018 e outubro de 2020, já foram atendidos satisfatoriamente mais de 21 mil chamados de suporte da instalação que possui cerca de 17 mil usuários utilizando os módulos e tecnologias implementadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.