TSE explica que atraso nas eleições foi devido a problema no uso da IA

0

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira, 16, em entrevista coletiva, que a falha que provocou atraso na divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno foi motivada por um problema ocorrido com o uso da função de inteligência artificial, que não foi suficientemente treinada, e não no data center.

Segundo ele, o problema já está sendo corrigido pela Oracle, para que o mesmo procedimento seja utilizado no segundo turno das eleições municipais.

Ainda segundo o ministro, um ataque cibernético tentou gerar uma sobrecarga e derrubar os sistemas da Justiça Eleitoral neste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições municipais deste ano. A tentativa, porém, foi neutralizada sem causar consequências, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

"Houve uma tentativa de ataque hoje, com um grande volume de acessos simultaneamente. Foi totalmente neutralizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelas operadoras de telefonia. Portanto, sem qualquer repercussão sobre o processo de votação", disse o ministro.

De acordo com Barroso, "muito provavelmente" o ataque teve origem fora do Brasil, embora grupos internos possam vir a reivindicar a autoria em busca de fama.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.