Banco ABC Brasil lança programa de inovação aberta com foco em startups

0

O Banco ABC Brasil está ampliando seus programas de inovação tecnológica e criou, este ano, o Startek, para facilitar a conexão com startups que ofereçam projetos de importância para a instituição. A iniciativa visa solucionar desafios internos do ABC ou que sejam do interesse dos clientes do Banco e buscar novas oportunidades de negócios por meio do desenvolvimento de projetos e soluções digitais.

Para esta primeira edição, os desafios foram baseados em três horizontes de negócios: now (curto prazo), focado na melhoria de processos ou de produtos já existentes, e buscará soluções que auxiliem na gestão dos processos internos; next  (médio prazo), com foco na criação de novos produtos, especialmente relacionados ao Open Banking, e new (longo prazo), visando a exploração e a experimentação de novos modelos de negócios, com foco especial no tema de tokenização de ativos. Já foram selecionadas três startups, uma para cada horizonte, que agora vão detalhar suas propostas e realizar POCs (provas de conceito) com o banco.

Este é mais um passo do ABC em relação à sua transformação digital, uma das principais iniciativas da instituição financeira nos últimos anos para se tornar o primeiro banco de escolha das médias e grandes empresas do Brasil. Pedro Begotti, Superintendente de Novos Negócios do Banco ABC Brasil, comenta que "a iniciativa se une a um leque de movimentos para transformar a organização por meio de negócios digitais e de acordos que permitam um crescimento exponencial do banco a médio prazo".

De acordo com ele, a conexão com o mundo empreendedor digital aproxima a tradicional instituição financeira às startups mais promissoras, de forma que ambas se fortaleçam e cresçam juntas. "É um caminho para potencializar os negócios dos dois lados: banco e startup", afirma Begotti.

Frentes de Open Innovation

Recentemente, o Banco ABC lançou uma LegalTech focada na compra de de precatórios, a Celeris Precatórios. "Estamos em um ritmo muito forte nas frentes de Open Innovation e intraempreendedorismo, no qual estamos estruturados como uma venture builder onde criamos novos produtos e fontes de receita para o Banco, que posteriormente podem até se tornar novas unidades de negócio (como a Celeris Precatórios)", explica Fábio Neufeld, Head de Corporate Venture e Soluções para Fintechs do Banco.

"Naturalmente, este processo modelará e cocriará soluções com parceiros digitais, de qualquer segmento. Não vamos desviar o foco do banco do nosso core, mas teremos um portfólio mais amplo de soluções construídas com total integração com o que o mercado demanda", complementa Fábio.

Segundo os executivos do Banco ABC, este ano reserva grandes lançamentos em parcerias com empresas digitais, tais como uma linha de crédito para capital de giro a vendedores de marketplaces, soluções de Lending e Bank as a Service e soluções financeiras embutidas em ERPs e outros softwares de gestão empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.