O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 10,4% no volume de vendas nos dez primeiros meses do ano, na comparação com igual período de 2007. A área que apresentou a maior evolução foi a de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que tiveram incremento de 34,8% no período. Levando em conta os últimos doze meses, esse aumento foi de 35,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A área de equipamentos de escritório, informática e comunicação apresentou um avanço muito forte nos meses de agosto, setembro e outubro, os quais foram de 34%, 50,9% e 44,1%, respectivamente. Ela foi a responsável pelas maiores altas nas vendas entre todas os produtos do comércio varejista brasileiro durante esses três meses.
Em relação à receita, as vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação também foram destaque de crescimento, somando taxas de 18,5% em agosto, 34,5% em setembro e 23,9% em outubro, sendo que estes dois últimos meses foram responsáveis pelo maior crescimento entre todas as áreas do comércio brasileiro.
Os resultados também contribuíram para que a receita do setor fosse 16,6% maior no acumulado do ano e de 16,8%, na comparação dos últimos doze meses. O comércio como um todo somou nos dez primeiros meses do ano e nos últimos doze meses receitas 16,3% e 15,8% superiores, respectivamente.
Segundo o IBGE, as vendas da área de equipamentos de escritório, informática e comunicação forma puxadas principalmente pelas vendas de PCs e celulares, os quais continuam com a demanda bastante aquecida.
- Consumo high tech