O governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira, 16, a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), criada pela Secretaria de Desenvolvimento com a finalidade de apoiar a implantação desses empreendimentos no estado. Também foram anunciados o novo edital do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet) e o credenciamento do governo estadual para operar o programa Juro Zero. Juntos, os dois programas disponibilizarão R$ 20 milhões em linhas de crédito para projetos inovadores.
O programa RPITec fará o credenciamento das incubadoras em uma rede que pode prever a realização de investimentos diretos do aporte estadual nas cadeias produtivas, além de outras ações voltadas ao fortalecimento das empresas de base tecnológica (EBTs) do estado de São Paulo. O credenciamento habilita entidades gestoras a celebrar convênios com o governo paulista.
Instituída e regulamentada por meio do decreto nº 56.424/2010, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 23 de novembro, a rede conta com incubadoras que oferecem espaço físico por tempo limitado para a instalação de empresas nascentes, dando apoio para a consolidação dessas iniciativas. São locais que disponibilizam suporte gerencial e tecnológico para empresas inovadoras em produtos ou processos.
Para fazer parte da RPITec, a entidade gestora da incubadora de EBTs deve enviar um requerimento à Secretaria de Desenvolvimento, solicitando sua inclusão na rede. O interessado deve enviar um ofício com a justificativa e a caracterização do empreendimento, oferecer infraestrutura adequada e instalações de uso compartilhado, facilitando o acesso a laboratórios especializados, além de apoiar as incubadas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento é realizado por meio de uma resolução válida por dois anos.
- RPITec