Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Usuários do Reino Unido movem processo contra o Google por violação de...

Usuários do Reino Unido movem processo contra o Google por violação de privacidade

0
Publicidade

A batalha para garantir que o Google não escape da justiça britânica foi apresentada ao Tribunal Superior da Inglaterra nesta segunda-feira, 16, quando um grupo de usuários da internet britânicos processará o gigante das buscas. Eles argumentam que o Google violou sua privacidade na Inglaterra e deve ser responsabilizado por isso.

Na reclamação, protocolada em Londres, o grupo de usuários, conhecido como Safari Users Against Google’s Secret Tracking, acusa o Google de burlar as configurações de segurança no navegador de internet Safari para rastrear a navegação online e usá-la como alvo de anúncios personalizados. No entanto, o site afirmou que o processo deveria ser movido nos Estados Unidos, onde está sua sede, e que argumentará contra o fato de a ação correr na Inglaterra em uma audiência de jurisdição na segunda-feira.

Uma das requerentes argumenta que o Google deve responder à justiça britânica. “O Google está muito bem estabelecido no Reino Unido. Possui um site específico, empregados, vende anúncios e ganha dinheiro aqui. É ridículo que eles argumentem que, apesar da sua atividade altamente comercial, não responderão perante nossos tribunais. Se os clientes estão no Reino Unido e as leis inglesas são violadas, aquele que cometeu o ato deve ser responsabilizado aqui, não na jurisdição que mais lhe convenha. A escolha do Google no sentido de que os consumidores britânicos devem viajar até a Califórnia para pedir uma reparação pelos danos é arrogante, imoral e vergonhosa.”

O Google foi processado pela mesma violação de privacidade nos Estados Unidos em agosto do ano passado, e teve que pagar uma multa de US$ 22,5 milhões para a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA. O Google não admitiu a violação no caso da FTC, mas declarou que o rastreamento foi acidental. Apesar disso, o procurador geral de Nova York anunciou, no mês passado, que a empresa concordou em pagar US$ 17 milhões para indenizar os usuários, que a acusam de ter rastreado de maneira secreta as atividades de alguns consumidores na internet, mesmo após prometer que o rastreamento tinha sido bloqueado.

Na Europa, as agências reguladoras estão considerando medidas para controlar a coleta contínua e o uso de dados pessoais pelo Google, mas até agora o Google não foi responsabilizado na Europa pela violação da privacidade dos usuários.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile