Brasil avança, mas cai posições e fica em 93º em velocidade de banda larga

0

Durante o terceiro trimestre, o Brasil apresentou um avanço de 1% em relação ao trimestre anterior, mas isso não o impediu de cair três posições, ficando em 93º lugar no ranking de velocidade da banda larga fixa da Akamai. Segundo o relatório State of the Internet da companhia, divulgado nesta quarta-feira, 16, a velocidade média da conexão brasileira foi de 3,6 Mbps. Comparada com o ano anterior, no entanto, a média apresentou crescimento de 24%.

Além da queda, a conexão de Internet fixa no mercado brasileiro está abaixo da média mundial. O relatório identifica que a média global é de 5,1 Mbps, ou 1,5 Mbps (41,6%) a mais do que a média registrada entre as conexões nacionais.

Comparando com o mesmo período nos últimos dois anos, o Brasil até aumentou a velocidade média, saindo de 2,7 Mbps em 2013 para os atuais 3,6 Mbps, mas caiu dez posições no ranking global – a melhor posição foi 83º, no quarto trimestre de 2013. Vale ressaltar também que a velocidade média brasileira está estagnada desde o segundo trimestre de 2015, tendo aumentado 0,2 Mbps desde o começo do ano.

Akamai
Evolução da velocidade média brasileira. Fonte: Akamai

Em se tratando de média de picos de conexão, o Brasil aumentou 7,3% no comparativo com o trimestre imediatamente anterior e 41% com o mesmo período do ano passado, registrando velocidade de 29 Mbps. Com isso, a banda larga brasileira subiu uma posição e ficou em 79º no ranking global.

Nas velocidades entre 4 Mbps e 10 Mbps, o País conta com 32% de adoção, aumento de 0,3% em relação ao último trimestre e de 30% no comparativo anual. Assim, está na 86ª posição, ou 11ª se considerar apenas as Américas (incluindo Estados Unidos e Canadá).

Em termos de conexões acima de 10 Mbps, o Brasil tem uma penetração de 2,2%, queda de 6% em relação ao segundo trimestre, embora tenha mostrado aumento de 41% no comparativo ao terceiro trimestre de 2014. O País ficou em 67º, enquanto no recorte regional, ficou em oitavo lugar. Considerando somente as velocidades acima de 15 Mbps, o Brasil ficou em 55º lugar (e quinto no ranking regional) com uma penetração de 0,6%, aumento de 3,8% e de 29% no comparativo trimestral e anual, respectivamente.

IPv4 apenas

Importante frisar que a pesquisa considera somente as conexões IPv4 que passam pela rede de distribuição de conteúdos (CDNs) da Akamai, e a empresa reconhece que vários provedores no mundo têm lançado conexões mais velozes já com o protocolo IPv6. Assim, a companhia diz que a média de velocidade de determinados países pode ficar "abaixo do esperado". O Brasil não aparece no ranking de maior adoção de conexões com IPv6, mas duas operadoras brasileiras aparecem entre as 20 empresas com maior quantidade de tráfego com o protocolo: a Net, com 11%, e a GVT, com 12%.

Na quantidade de IPs únicos, o Brasil continua entre os maiores. O País registrou o terceiro lugar (com 47,182 milhões de endereços, atrás de EUA e China) no ranking de endereços IPv4 conectados à rede da empresa no terceiro trimestre, aumento de 2,7% no trimestre e de 3,8% como final de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.