Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Google planeja tornar divisão de carros autônomos em uma empresa independente

Google planeja tornar divisão de carros autônomos em uma empresa independente

0
Publicidade

O Google planeja tornar sua unidade de carros autônomos em uma empresa independente no ano que vem, que ficará sob o guarda-chuva da Alphabet, holding criada este ano para abrigar todo o portfólio do Google, com seu buscador, serviço de mapas, publicidade, sistema operacional Android e o YouTube, e outras empresas criadas para projetos e empreendimentos em diversos setores, como saúde, ciência e investimentos. A notícia foi vazada por uma pessoa informada sobre a estratégia da empresa à Bloomberg.

Os veículos autônomos do Google já percorreram 1,6 milhão de quilômetros em vias públicas, principalmente nos arredores de San Francisco e Austin, no Texas, o que faz naturalmente dessas cidades as mais indicadas para o lançamento de um serviço, segundo a fonte. A frota de carros autônomos — que será formada por veículos grandes e pequenos — deve ser implantada, inicialmente, em áreas confinadas como universidades, bases militares ou parques de escritórios corporativos.

A corrida do Google para desenvolver uma frota de veículos autônomos se intensificou a partir de fevereiro, quando a empresa estava desenvolvendo um serviço rival dos aplicativos de transporte Uber e Lyft, provavelmente em conjunto com o seu projeto de carro sem motorista. Ao sinalizar que pretende concorrer com o Uber e o Lyft, bem como com os táxis tradicionais, o Google também deixa claro que planeja ganhar dinheiro com tecnologias automotivas que vem testando desde 2009.

Em agosto, quando anunciou a criação da Alphabet, a empresa disse que planejava tornar várias de suas unidades de tecnologia avançada em empresas independentes, incluindo sua divisão de robótica e a empresa de healthcare Verily, as empresas de investimento Google Ventures e Google Capital e o site de buscas Google. Atualmente, a unidade de carros autônomos está dentro da divisão de pesquisas chamada Google X.

Em setembro, o Google contratou John Krafcik, um veterano da indústria automobilística, como diretor executivo de seu projeto de carros autônomos. Krafcik foi presidente da TrueCar, o serviço online de auto-shopping. Anteriormente, ele atuou como executivo de vendas da Hyundai Motor e na área de engenharia de caminhões da Ford Motor.

Ao anunciar a contratação de Krafcik, em setembro, o Google disse que não tinha planos imediatos para criar uma unidade de negócio de carros autônomos independente, mas que era “um bom candidato para seguir no futuro”. Na mesma época, Sergey Brin, presidente a Alphabet e cofundador do Google, sugeriu que os carros autônomos poderiamm aparecer pela primeira vez sob a forma de um serviço.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile