Publicidade
Início Comunicações Mobile Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 48 horas

Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 48 horas

0
Publicidade

Por ordem do Ministério Público, o serviço de mensagens over-the-top WhatsApp deverá ficar fora do ar em todo o Brasil por 48 horas. A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou que as operadoras bloqueiem o aplicativo a partir da 0h desta quinta-feira, 17, segundo informou por meio de comunicado o Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão foi tomada por conta de um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça, após o WhatsApp não ter cumprido determinação judicial por duas vezes: em 23 de julho e em 7 de agosto deste ano. Nesta última vez, foi fixada multa pelo não cumprimento (de valor não informado).

“Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques”, diz o comunicado do TJSP. Este noticiário apurou que o caso que originou a determinação judicial em julho envolve investigação por associação criminosa envolvendo uma pessoa que já tem acusação de tráfico de drogas.

As operadoras irão acatar a determinação, embora algumas sequer tenham sido notificadas pela Justiça ainda, e há a possibilidade de recorrerem da decisão ainda esta semana. Em nota enviada à imprensa, o sindicato de operadoras SindiTelebrasil negou autoria da ação judicial e confirmou que as empresas cumprirão a determinação. Segue a nota na íntegra:

“As prestadoras de serviços de telefonia móvel, representadas pelo SindiTelebrasil, receberam na tarde desta quarta-feira (16) intimação judicial e cumprirão determinação da Justiça para bloquear o aplicativo WhatsApp, em todo o território nacional, a partir da 0h00 desta quinta-feira (17/12), pelo prazo de 48 horas, de acordo com as possibilidades técnicas e operacionais. O SindiTelebrasil esclarece ainda que as prestadoras não são autoras e não fazem parte da ação que resultou na ordem judicial”.

Não é a primeira vez

Em fevereiro deste ano, a Justiça do Piauí determinou também que as operadoras bloqueassem o aplicativo no País. A decisão do juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, ocorreu porque o WhatsApp não tirou do ar fotos de crianças e adolescentes expostas sexualmente. No mesmo mês, a decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Piauí após mandado de segurança das próprias operadoras.

Em setembro de 2014, o TJSP pediu ao Facebook, companhia que detém o WhatsApp,  a identificação dos envolvidos e conteúdos de conversas de dois grupos no aplicativo que continham mensagens e montagens pornográficas com fotos de uma estudante universitária paulista. Na ocasião, a Justiça também citou o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), na regra do artigo 13. Na época, o Tribunal afirmou que “o serviço do WhatsApp é amplamente difundido no Brasil e, uma vez adquirido pelo Facebook e somente este possuindo representação no País, deve guardar e manter os registros respectivos, propiciando meios para identificação dos usuários e teor de conversas ali inseridas”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile