Publicidade
Início Notícias Comunicações Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 25,9% em um ano,...

Vendas de equipamentos de informática e comunicação despencam 25,9% em um ano, diz IBGE

0
Publicidade

Em outubro, o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, despencaram 25,9% no volume de vendas na comparação com o mesmo mês de 2014. É a quarta queda consecutiva e a maior da série histórica dessa atividade. Ainda assim, as taxas acumuladas foram positivas em 0,6% no ano e 1,8% nos últimos 12 meses. Frente ao mês anterior, a queda foi de 9,2%.

Os resultados fazem parte da pesquisa do comércio varejista realizada pelo IBGE e divulgada nesta quarta-feira, 16. Segundo análise do instituto, os últimos resultados negativos nos setores de informática e comunicação refletem não só o quadro de redução de renda real e elevação dos juros, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade, tais como tablets e smartphones.

Apesar dessa queda, o volume de vendas no comércio varejista em outubro variou 0,6% frente ao mês imediatamente anterior, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas consecutivas, período que o varejo acumulou perda de 6,3%. Nessa mesma comparação, para receita nominal de vendas, o aumento foi de 1,2% frente a setembro. Com esse resultado, a variação da média móvel para o volume mostrou redução do ritmo de queda, saindo de -0,9% em setembro para -0,2% em outubro, e acréscimo de 0,5% para receita nominal, após estabilidade observada desde abril de 2015.

Nas demais comparações (séries sem ajuste sazonal), o varejo registrou, em termos de volume de vendas, decréscimo de 5,6% em relação a outubro de 2014, sétima taxa negativa consecutiva nessa comparação, porém menos acentuada do que nos dois meses anteriores: setembro (-6,3%) e agosto (-6,9%). Assim, no acumulado dos dez primeiros meses do ano, o comércio varejista recuou 3,6% frente a igual período de 2014. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 3,3% sobre outubro/14 e 3,5% no acumulado do ano, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile