Publicidade
Início Serviços Case Cigás aprimora comunicação interna com Office 365

Cigás aprimora comunicação interna com Office 365

0
Publicidade

A Cigás, Companhia de Gás do Amazonas, é uma concessionária de serviços públicos que atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os mais diversos segmentos, como termoelétrico, comercial, industrial, GNV (gás natural veicular) e residencial. Operando desde 2010, a companhia tem mais de 110 quilômetros de rede de distribuição espalhados por Manaus e 701 unidades consumidoras contratadas.

Utilizando uma solução de mensageria com poucas funcionalidades de colaboração e baixa disponibilidade de serviço, a Cigás, com o apoio da Brasoftware, um dos maiores parceiros da Microsoft do Brasil, adotou, em todas as áreas da empresa, o Office 365 visando melhorar a comunicação interna, troca de informações entre os colaboradores e confiabilidade nos serviços prestados. A opção por esta solução em nuvem deu-se pela facilidade em aumentar ou diminuir a quantidade de serviços consumidos, acompanhando, assim, o negócio da empresa.

“A utilização das soluções do Office 365 nos trouxe grandes benefícios como a disponibilidade do serviço, interface exatamente igual entre webmail e Outlook nos computadores, aplicativo de armazenamento em nuvem com capacidade de 1 Terabyte de espaço no OneDrive, ferramentas de auditoria de envio dos e-mails, entre outros” comenta Maurício Sampaio, Gerente de TI da Cigás. Sampaio ainda observa que o grande poder da ferramenta é a alta disponibilidade e a colaboração que atende às demandas de qualquer empresa que preza pela velocidade no atendimento. “Executivos em trânsito podem ter a certeza que irão sempre ter suas informações de e-mail e calendário na mão. E caso seja necessário, até editar e-mails ou arquivos em Excel pelo celular”, ressalta Sampaio.

Um dos desafios neste projeto foi a migração das caixas de e-mail acima de 10 gigabytes para o Office 365. Foi necessário fazer go live da nova plataforma, deixando os usuários acessando os novos e-mails e migrando aos poucos, simultaneamente, os antigos. “O processo foi desafiador, pois mexeu com uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas na empresa para falarmos com os clientes, fornecedores e entre nós mesmos”, complementa Sampaio.

Outra adversidade contornada durante o projeto está em relação à pouca infraestrutura de rede na cidade. “A questão da internet deficitária da região não teve impacto na migração dos dados para nuvem. Hoje, os usuários têm acesso 100% a todas as funcionalidades do Office 365, e ganharam novos recursos como maior capacidade de armazenamento, novas formas de se comunicarem e trabalharem em time”, explica Alexandre Vilanova, executivo de Contas e Parceiros da Brasoftware.

Mais de 120 colaboradores foram beneficiados com a implementação do Office 365. Com a consultoria da Brasoftware, foram feitos workshops de Dicas e Truques para envolver os usuários na utilização da ferramenta, capacitação dos profissionais da empresa, apresentação dos benefícios que esta solução pode proporcionar e como a companhia pode crescer ainda mais utilizando os recursos que a nuvem pode agregar, como os das plataformas da Microsoft. “Periodicamente contamos com um especialista da Brasoftware para realização de workshops onde sempre descobrimos novas maneiras de realizar nossas tarefas do dia a dia”, explica Sampaio.

Após os resultados com a implantação do Office 365, a companhia está com um projeto piloto da ferramenta de Business Inteligence da Microsoft, o Power BI. A solução foi integrada ao sistema gerencial, viabilizando a construção de dashboards para controlar as despesas operacionais e investimentos realizados pela empresa. A Cigás pretende ampliar este projeto e levar o Power BI para os outros setores com o intuito de ajudar na tomada de decisão de negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile