Como planejar o 2019 da sua empresa: o que fazer para reduzir custos

0

"Planejar é economizar". Se você já ouviu essa máxima, seja como um conselho para experiências pessoais ou na condução de um projeto profissional e de uma empresa, sabe que, às vésperas de um ano novo, essa é uma das lições que todo pequeno e médio empresário precisa transformar de uma simples expressão para um desafio prático. Reduzir custos está extremamente ligado a montar um plano de ação eficiente e que, antes de tudo, tenha foco.

De fato, a expectativa é que a economia brasileira cresça no ano que vem abaixo da média mundial: a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, OCDE, calcula que o crescimento do PIB brasileiro seja de apenas 2,1%. A previsão para o crescimento da economia mundial é de 3,5% no próximo ano.

Ou seja, ações para melhorar a produtividade dos negócios, aumentar a competitividade, como ter relatórios e análises contundentes, são fundamentais para o gestor. Mas, qualquer um que se predispõe a planejar o ano de uma companhia sabe que a primeira coisa é ter foco. Aonde você quer chegar, e em quanto tempo?

Respondendo a essas perguntas é que se introduz um planejamento e, por fim,ações práticas. Aqui, incluir os dados da empresa em um sistema de gestão, por exemplo, é uma poderosa ferramenta para aumentar a produção, cortar gastos e, consequentemente, ter um ano mais lucrativo. Entenda mais algumas ações que não devem sair do radar de um gestor:

– Verificar as falhas com base no balanço feito no final do ano é fundamental para programar os próximos passos no ano novo. Recalcular rotas nem sempre é fácil, mas é uma atitude inevitável quando se trata de planejamento empresarial.

– Este é o momento de compreenderse seu quadro de funcionários está de acordo com seus desafios futuros. É preciso demitir ou contratar alguém? Converse com os gestores e avalie se é necessário remanejamento ou mudanças nas equipes.

– Também vale dedicar sua atenção à revisão da tabela de preços e agendar conversas com os clientes a fim de alinhar novas ações com o que eles têm como expectativa para 2019. É importante ter esse feedback para visualizar as estratégias de ação do ano que virá sem sustos ou desapontamentos.

– Faça uma pesquisa para descobrir novas ferramentas que podem maximizar sua perspectiva de crescimento e busque soluções práticas de implantação. Verdadeiros líderes corporativos não só estão de olho na possível oscilação do mercado no início de um novo ano, como traduzem as principais necessidades da empresa em atitudes para melhorá-la, em todos os aspectos e de maneira prática.

– Sistemas de ERP são uma das formas de planejar 2019 com assertividade. Há no mercado um sistema de gestão que traz análise SWOT (traduzindo, o método FOFA: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e 5W2H (que resume, em inglês, o What, Why, Where, When e Who, respectivamente O que, Por que, Onde, Quando e Quem). As duas ferramentas são boas para montar o seu plano e também enfrentar possíveis problemas.

– Outra dica são os relatórios, que conseguem avaliar e categorizar as mercadorias (sistemas podem oferecer métodos como Curva ABC e Matriz BCG). Eles ajudarão o empresário a organizar o estoque e, com esses dados em mãos, avaliar as oportunidades de crescimento. Aliás, essas metodologias também são boas apostas para empresas prestadoras de serviço.

– Facilite processos aos quais seus funcionários já estão acostumados. A ideia é produzir mais e gastar menos. Aplicativos, softwares e ferramentas online, tanto para dicas de gestão de empresa quanto para colaborar efetivamente na administração, melhorando controle de estoque, orçamentos, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais.

– E, é claro, não deixe de dar atenção a todas as etapas do atendimento de sua empresa. Há no mercado soluções de CRM que nem sempre precisam de grande investimento e podem trazer ganhos muito significativos a sua empresa no ano que se inicia. Basta, assim, planejar o que sua organização será em 2019 e como você atuará para alcançar esses resultados.

Robinson Idalgo, criador do Sistema Grátis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.