Claro e John Deere anunciam plano para aumentar infraestrutura de conectividade no campo

0

A Claro e a John Deere anunciam nesta quarta-feira, 16, a parceira para levar a agricultura 5.0 ao campo brasileiro, a partir de modelo inédito no qual o produtor não precisa fazer investimentos próprios em infraestrutura de telecomunicações. Estes investimentos serão feitos exclusivamente pela Claro (que já tem o o investimento aprovador pelos seus acionistas), meio da instalação de novas antenas em áreas rurais brasileiras.

"A conectividade é um dos principais desafios no interior do Brasil e nós estamos assumindo o compromisso de impulsionar a cobertura do sinal no campo, o que significa um aumento de alcance para mais 15 milhões de hectares produtivos em áreas rurais", diz José Felix, presidente da Claro, acrescentando que essa meta está subordinada à demanda dos produtores rurais e as devidas autorizações legais de para instalação dar torres, um tema polêmico de regulamentação. Hoje, a operadora já tem mais de 85 milhões de hectares cobertos no território nacional, com sinal conexão 3G, 4G e CAT-M. A empresa diz, que quando disponível, poderá ofertar conexão 5. O custo previsto será de R$ 20 reais por hectare ao ano, além do plano normal de um assinante da Claro.

Esta solução, chamada Campo Conectado, permite a geração, o cruzamento e o tratamento de dados por meio de análise em tempo real (analytics), autoaprendizado das máquinas (machine learning) e da inteligência artificial para a tomada de decisões em tempo real. Com a cobertura no campo, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de abrir portas para outros usos, como telemedicina e educação à distância. "Para a agricultura brasileira, isso é um divisor de águas. Estamos realmente introduzindo a Agricultura 5.0, onde além da conexão para se captar as informações no campo, agora poderemos tomar decisão em tempo real. Em tempos complexos como o que vivemos hoje, destravar o progresso no campo por meio da tecnologia é fundamental para promover a reativação econômica de que o país precisa", diz Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, acrescentado que projeto não exige exclusividade, e que interessado poderá usar outra marca de máquinas, conquanto que ela esteja com o kit de conexão.     

A John Deere já conta com 20 mil máquinas em campo aptas para serem conectadas e uma rede de concessionários com mais de 270 pontos de atendimento. Para as máquinas que necessitam de modem, a John Deere oferece um novo kit de conexão. O interessado poderá se dirigir a um desses pontos de atendimento, mas uma empresa terceirizada, a startup SOL, encarregada de avaliar as necessidades dos clientes e apresentar a eles as soluções mais adequadas dentro do portfólio e cobertura de conectividade oferecida pela Claro.

Internet das Coisas

A Claro, pelo seu portfólio Claro Smart Agro, também levará aos produtores rurais soluções de Agricultura Digital e Silos Conectados. Nessas soluções, dados relevantes como umidade do solo e do ar, temperatura, índices de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index – que fornecem informações sobre a saúde da vegetação, evapotranspiração das plantas) e informações meteorológicas são coletados por meio de sensores conectados à rede celular. Esses dados são tratados com o uso de análise de dados e fornecem informações importantes para o gerenciamento das atividades agrícolas, possibilitando o diagnóstico para medidas corretas sobre irrigação, pulverização e até para controle e manutenção da qualidade do grão armazenado.

O Campo Conectado tem um padrão de conectividade desenvolvido para permitir maior expansão de sinal por antena. Os dados trafegam de forma otimizada, possibilitando o amplo alcance de sinal, com maior largura de banda, menor latência (tempo necessário para que um pacote de dados passe de um ponto para o outro) e economia de energia.

Com o Campo Conectado e o gerenciamento das propriedades em tempo real, são previstos menores gastos em sementes, utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, diminuição de uso de combustível fóssil, redução de perdas agrícolas e aumento da rastreabilidade na cadeia alimentar. Em outras palavras, a conectividade traz mais produtividade ao campo, maior segurança alimentar, um controle mais rígido da produção e redução de emissão de gases de efeito estufa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.